“2 em sete” | Michelle Harvie e Tony Howell

“2 em sete” | Michelle Harvie e Tony Howell

Contra a contabilização diária de calorias

«Não é surpresa para ninguém, ao ler isto, que estamos a engordar.» É desta forma realista e em tom de alerta que tem início “2 em sete”, livro da autoria da Drª Michelle Harvie e do Prof. Tony Howell, que propõe uma dieta «concebida para ajudá-lo a fazer as escolhas acertadas, a perder peso, a mudar os seus hábitos e a melhorar o seu estado de saúde de forma ativa, sem sentir provações.» O livro partiu de uma investigação de 17 anos, desencadeada pelo trabalho realizado com mulheres diagnosticadas com cancro de mama ou um elevado risco para o desenvolver.

Esta não é, contudo, uma dieta para todos. Adolescentes, mulheres grávidas ou a amamentar, pessoas que sofram de depressão ou tenham distúrbios alimentares não deverão tentar isto, em casa ou noutro lugar.

Apesar do que o título poderá indicar, não se trata de seguir uma dieta à risca durante cinco dias para, nos outros dois, perder a cabeça e ingerir todo o tipo de alimentos como se não houvesse amanhã. Nesses dias propõe-se, por exemplo, seguir uma dieta mediterrânica normal e saudável, enquanto que nos outros cinco se dá luz verde a alimentos ricos em proteínas, gorduras monoinsaturadas saudáveis (tal como frutos secos) e frutos e vegetais; em suma, alimentos que satisfaçam e reduzam a sensação de fome.

Há, para lá do plano teórico, a apresentação de diversos casos de estudo e de dados estatísticos, uma secção com respostas às perguntas frequentes, diversas tabelas – como a do índice de massa corporal -, dicas para quando vai comer fora, sugestões de alimentos pouco calóricos quando surge o desejo de petiscar fora de horas e, cereja em cima do bolo, planos de refeições semanais, com diversas propostas de refeições e respectivas receitas, apresentadas de forma clara e acessível mesmo para não cozinheiros .

Mais do que um livro que promete perder peso com facilidade, “ 2 em sete” apresenta um regime alimentar que desenvolve benefícios anti-envelhecimento e anti-cancro, pondo de lado a insana contabilização diária de calorias.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This