concurso_cerveja

Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais

Lisboa, Porto e Portimão vão receber a quinta edição do Concurso.

As cidades de Porto e Portimão vão receber, pela primeira vez, o Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, um evento organizado pelo Fórum Cervejas do Mundo, cuja finalidade é divulgar e valorizar a cultura cervejeira em Portugal, nomeadamente o movimento de produção de cerveja caseira. Assim, a 5ª edição do Concurso vai decorrer, no dia 28 de Outubro, na Hamburgueria B&B (Portimão); nos dias 30 e 31, na Cerveteca (Lisboa); e no dia 4 de Novembro, no Catraio (Porto).

No ano passado, houve mais de 70 cervejas a concurso que se distribuíram, também pela primeira vez, por três dias e espaços de Lisboa, um exemplo da excelente fase que o homebrewing está a atravessar. O Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais pretende, deste modo, responder ao aumento continuado de inscrições que têm chegado de todos os pontos do país.

Tal como em 2016, as cervejeiras nacionais uniram-se ao V Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais e vão repercutir as receitas vencedoras nas suas instalações: a Dois Corvos vai reproduzir o 1º lugar na Categoria Lager; a Maldita o 1º lugar na Categoria Ale; e a D’Os Diabos o 1º lugar na 2ª Taça BJCP Portugal!

A Taça BJCP Portugal realizou-se, pela primeira vez, no ano passado, no âmbito do IV Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais. Foi o primeiro evento nacional certificado pelo BJCP, o Beer Judge Certification Program. A 2ª Taça BJCP Portugal já está oficialmente registada como competição BJCP! É com enorme orgulho que o Concurso faz parte desta organização mundial de juízes de cerveja, criada em 1985, presente em mais de 40 países e com mais de 6.000 juízes no Programa.

O programa compreende, além das provas propriamente ditas, quizzes cervejeiros, visita a uma cervejaria e, claro, muita confraternização acompanhada de boa cerveja artesanal portuguesa! O primeiro dia de provas é já, no próximo sábado, em Portimão, seguindo-se Lisboa, nos dias 30 e 31, e terminando, no Porto, a 4 de Novembro.

28 de Outubro | Hamburgueria B&B | Portimão
10h / 12h – Avaliação das cervejas
15h / 17h – Visita às instalações da “Dos Santos” (adega e cervejaria)
19:00h – Jantar na Hamburgueria B&B (inscrição prévia até 20 pessoas, menu preço especial)
21:00h – Quizz cervejeiro com prémios para os vencedores (inscrição prévia)

30 e 31 de Outubro | Cerveteca Lisboa
18h / 21h – Avaliação das cervejas
21:00h – Confraternização

4 de Novembro | Catraio | Porto
10h / 13h – Avaliação das cervejas
15h / 17h – Quizz cervejeiro com prémios para os vencedores (inscrição prévia)
17:00h – Divulgação dos resultados do Concurso; entrega de prémios e posterior confraternização
Os resultados do V Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais são divulgados no último dia de provas, 4 de Novembro, assim como no Fórum Cervejas do Mundo. Tal como em 2016, as cervejeiras nacionais uniram-se ao Concurso e vão repercutir as receitas vencedoras nas suas instalações: a Dois Corvos vai reproduzir o 1º lugar na Categoria Lager; a Maldita o 1º lugar na Categoria Ale; e a D’Os Diabos o 1º lugar na 2ª Taça BJCP Portugal!



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This