Expand Your Mind Covilhã 2014

Expand Your Mind – Covilhã 2014

Arte e cultura durante três dias

Durante três dias, de 1 a 3 de Maio, a cidade da Covilhã transformou-se culturalmente, aproximando-se de cidades como Lisboa ou Porto onde habitualmente são organizados os grandes eventos culturais do país.

Cerca de 3000 visitantes, de todas as faixas etárias, passaram pela Garagem de S. João, um edifício devoluto no centro da Covilhã há mais de 10 anos, e vivenciaram tudo aquilo que o Expand Your Mind 2014 tinha para oferecer. Num espaço de três pisos foi possível assistir a diversas demonstrações artísticas, desde arte urbana, a cinema, a teatro, a fotografia, a pintura, a escultura, a instalações, entre muitas outras actividades.

Ao entrar no Expand Your Mind era de imediato visível a ligação criada entre o tradicional e o moderno. A utilização de mobiliário antigo permitiu criar espaços de convívio acolhedores próprios, por exemplo, para se ouvir cantar o fado, o que aconteceu várias vezes durante os três dias do evento, ou para se assistir a curtas metragens e teatro para bebés no “Cinema Paraíso”.

Exposições permanentes, tanto de artistas da Covilhã como de artistas vindos de outros pontos do país e também do estrangeiro, como são os casos de Paulo Ávila, artista plástico dos Açores, e de L7M, artista urbano vindo directamente de São Paulo, puderam ser apreciadas por todos os visitantes.

O último piso foi a residência de Dj´s e das bandas de música. Funk, Soul, Rock, Blues foram estes os géneros musicais com que as seis bandas convidadas, uma delas os Pinto Ferreira, abrilhantaram o palco com bons espectáculos e boa música. Foi igualmente neste espaço que 8 colecções de moda de 11 designers, a grande maioria alunos de Design de Moda da Universidade da Beira Interior, foram apresentadas a centenas de pessoas.

O balanço desta iniciativa, cuja mentoria é do Movimento Universitário Expand Your Mind e que este ano teve a co-organização da I-Start – Associação para a Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Startup’s da Beira Interior – e o apoio da Universidade da Beira Interior, da Câmara Municipal da Covilhã e das Águas da Covilhã, é muito positivo.

Espera-se que os objectivos do Expand Your Mind, por um lado alertar para a importância da preservação do património local e, por outro, consciencializar para a criação de ofertas culturais significativas que possibilitem a fixação de jovens e a atracção de novos públicos para a cidade da Covilhã, tenham continuidade e sejam alvo de apoio de diversas entidades com responsabilidades nestas áreas.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This