Revista online sobre Cultura e Lifestyle
Edição Nº90, Março, 2013

Há.Que.Dizê.Lo. apresenta “2013: Realismo Selvagem”

Os ajustes ao som e a azáfama descontraída em redor da porta lateral esquerda do palco são substituídos pelo silêncio. A sala está completa. A porta é trancada. “Damos pistas, lançamos questões, mas o puzzle deve ser construído pelo espectador”. De e com Catarina dos Santos, Lydie Bárbara, Rodolfo Teixeira e Sónia Balacó

Chegámos ao número 28 da Rua da Boavista. Um sofá, um polvo insuflável, quatro actores e um macaco. A partir daí as articulações entre a ficção e a realidade, entre a fé e a ciência, dão origem a um desafiante jogo teatral ao qual não se fica indiferente.

Sem quaisquer pretensões de transmitir algo concreto, fazem questão de deixar claro que nos espectáculos do Há.Que.Dizê-Lo. “os espectadores têm espaço para pensar por si mesmos”. Quando questionados acerca do processo de criação, explicam que é o mesmo para todos os espectáculos – “Todos nós sugerimos ideias, debatemos assuntos relacionados com essas ideias, e daí acabam por surgir os temas que servem de ponto de partida para os espectáculos”.

A peça não se esgota nas referências ao facebook, à wikipédia, aos três reis magos, à falta de apoio aos artistas nem à necessidade de viajar para longe para “ganhar pontos”. São pontos de partida, acções indutoras, que suscitam em quem assiste reacções e pensamentos involuntários.

Durante uma hora e pouco é possível falar sobre o teatro no teatro – “O nome “Realismo Selvagem” remete para a ideia de forçar uma veracidade, em nome do querer acreditar. É por isso que o mecanismo cénico permite ao espectador ver a construção de uma falsa realidade, ao mesmo tempo em que vê a sua concretização”.

Em cena até ao próximo dia 3 de Março, de 5ª a domingo, às 21h30 no número 28 da Rua da Boavista (Cais do Sodré). Os bilhetes têm um preço mínimo de 6 euros, o valor final é decidido pelo espectador.

Texto e fotos por Alexandra Pedruco Lacerda e André Bem-Haja



Comentários (0)

Sem comentários

Tens de estar registado para fazeres um comentário ou

Redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • LinkedIn

PUB

Advertisement