Revista online sobre Cultura e Lifestyle
Edição Nº24, Outubro, 2005

Kimmo Pohjonen

O génio finlandês regressa a Portugal no fim do Outubro para apresentar “Animator”, a sua última aventura multidisciplinar.

Kimmo Pohjonen é um dos mais respeitados e requisitados músicos e performers na Finlândia, que tem em Portugal um grande número de “simpatizantes” e fiéis seguidores do seu trabalho. No final de Outubro, o artista apresenta o seu novo espectáculo multidisciplinar, “Animator”, em 5 cidades – Porto, Guimarães, Aveiro, Coimbra e Guarda.

Acordeonista de excepcional imaginação e técnica, o historial musical de Kimmo traduz-se em mais de vinte anos de rock, folk, avant-garde, improvisação, dança, música clássica ou projectos de teatro musical.

Kimmo Pohjonen nasceu em 1964, começando a tocar acordeão com 8 anos de idade, por influência do seu pai, também acordeonista. Estudou música clássica no Conservatório de Helsínquia, entre 1980 e 1985. Entre 1985 e 1996 frequenta os Departamentos de Música Clássica e de Música Popular da Academia Sibelius, onde foi também professor de acordeão. Estudou ainda este instrumento em Buenos Aires. Foi professor de acordeão na Finlândia e também nos Estados Unidos da América, na Suécia, na Dinamarca e na Holanda. Estudou também mbira (piano africano que se toca com os polegares), na Tanzânia, numa época em que não encontrava formas novas de se expressar com o seu instrumento.

Desde 1996, Kimmo iniciou uma carreira a solo com o projecto de um acordeão com 5 teclados. Foi com esse instrumento que percorreu e surpreendeu todo o mundo, alargando os horizontes musicais do acordeão a níveis nunca antes vistos ou escutados.

A sua carreira fica também marcada pelos diversos projectos que o músico desenvolveu. Em 2000, estreia em Helsínquia o projecto “KalmukkiSinfonia”, com a orquestra Tapiola Sinfonietta, dois percussionistas e luzes orquestradas e som surround. Mais recentemente, actuou com os Kronos Quartet, formou com Samuli Kosminen, Pat Mastrelotto e Trey Jun o projecto Kluster TU (com o qual esteve em Portugal na edição deste ano do FMM) e idealizou um espectáculo multidisciplinar que agora apresenta em Portugal.

“Animator” é o seu último trabalho a solo, mas é o resultado da colaboração de outros artistas. Para além da música de Pohjonen, o evento conta com a animação virtual gráfica da artista e designer multimédia Marita Liulia e misturas de vídeo de Antti Kuivalainen.

Fiquem com as datas dos espectáculos:

21/10 – Casa da Música (Porto) – 23h30
22/10 – Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) – 22h00
25/10 – Teatro Aveirense (Aveiro) – 21h30
27/10 – Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra) – 21h30
29/10 – Teatro Municipal de Guarda (Guarda) – 21h30



Comentários (0)

Sem comentários

Tens de estar registado para fazeres um comentário ou

Redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • LinkedIn

PUB

Advertisement