Óscares 2014
O Regresso da Estátua Dourada. As nossas previsões.
Março está a chegar e com ele chegam as ambicionadas estátuas douradas que toda a gente gostava de ter a decorar a sua sala.
E a competição deste ano (86 ª) promete ser das mais disputadas dos últimos tempos.
É comum por esta altura, mil e uma previsões surgirem nos meios de comunicação tentando acertar nos vencedores. Não vou fugir da tendência geral e vou tentar a minha sorte também.
O método consiste em juntar as impressões pessoais em torno do visionamento dos filmes, as tendências e opiniões gerais da imprensa nacional e principalmente internacional e ter em conta as habituais escolhas da academia. Mas mesmo tendo em conta todos estes factores, o erro é muito possível.
Como nem todos aqueles que são os meus favoritos, acredito que sejam os preferidos da academia, vou em cada categoria nomear aqueles que são os meus favoritos pessoais e aqueles que acredito terem mais hipóteses de serem os vencedores.
Vamos então a eles.
Invertendo o roteiro habitual que deixa os prémios mais ambicionados para o fim, por forma a criar suspense. Vou começar precisamente pelo prémio para o Melhor Filme.
Os nomeados:
“Golpada Americana”; “Capitão Philips”; “ O Clube de Dallas”; “Gravidade”; “Her”; “Nebraska”; “Filomena”; “12 Anos Escravo”; “O Lobo de Wall Street”.
Dificilmente poderiam ser juntos no mesmo concurso, um grupo mais díspar de obras cinematográficas.
Temos filmes intimistas e de grande espectacularidade, orgias visuais e conceptualismo, preto e branco e todas as cores do arco iris, 2D e 3D, etc.
“12 Anos Escravo” vem com alguma vantagem, tendo ganho um Bafta e um Globo de Ouro, seguido de perto pela “Golpada Americana”, que ganhou um Globo de Ouro e é o filme com mais nomeações. Mas existe também um filme extraordinário chamado “Gravidade” que é diferente de tudo o que já se viu.
Apesar da forte concorrência dificilmente o vencedor será outro que não um destes três filmes, sendo o outsider mais provável, o também excelente mas extremamente conceptual “Her”.
O meu filme preferido: “12 Anos Escravo”.
O filme que provavelmente vencerá: “12 Anos Escravo”.
Passemos agora para os Realizadores.
Os nomeados:
David O. Russell /“Golpada Americana”; Alfonso Cuarón/ “Gravidade”; Alexander Payne/ “Nebraska”; Steve McQueen/ “12 Anos Escravo”; Martin Scorsese/ “O Lobo de Wall Street”.
Ao longo dos anos, uma tendência tornou-se numa tradição, o Óscar para o melhor realizador, é habitualmente atribuído para o realizador do melhor filme.
Nem sempre acontece, mas acontece na maioria das vezes. Se for esse o caso provavelmente Steve McQueen regressará ao seu lar com a sua primeira estatueta.
Contudo a tradição pode perfeitamente ser quebrada este ano, uma vez que Alfonso Cuarón tem ganho tudo o que há para ganhar.
O “intruso” mais provável será David O. Russell, apesar de a Academia adorar Scorsese…
O meu preferido: Alfonso Cuarón
O Provável Vencedor: Steve McQueen.
A categoria seguinte é Melhor Actor e estão aqui algumas interpretações impressionantes.
Os nomeados:
Christian Bale / “Golpada Americana”; Bruce Dern / “Nebraska”; Leonardo DiCaprio / “O Lobo de Wall Street”; Chiwetel Ejiofor / “12 Anos Escravo”; Matthew McConaughey /“O Clube de Dallas”.
Christian Bale e Leo Dicaprio com interpretações brilhantes e completamente diferentes do que estamos habituados a vê-los fazer, colocam a fasquia bem alta. Bruce Dern e Chiwetel, irrepreensíveis e poderosos, ameaçam agarrar o homenzinho dourado, mas desta vez temos de contar com um Matthew McConaughey de outra galáxia.
Alguns críticos baseiam o favoritismo de McConaughey no facto de ele ter perdido imenso peso e isso ser para a academia um enorme plus. Mas dizer que a interpretação de McConaughey de um cowboy seropositivo se resume ao emagrecimento corporal é o mesmo que dizer que o Taj Mahal impressiona apenas pelo tamanho!
McConaughey torna-se Ron Wooddroof durante os 117 minutos do filme. E isso é Impressionante.
Apesar de Chiwetel, Bale, DiCaprio e mesmo Dern, estarem muito perto e poderem em última análise provocar uma surpresa….
O Meu Favorito: Matthew McConaughey.
O Provável Vencedor: Matthew McConaughey.
Segue-se o Óscar para a melhor actriz.
As nomeadas:
Amy Adams/ “Golpada Americana”; Cate Blanchett/ “Blue Jasmine”; Sandra Bullock/ “Gravidade”; Judi Dench/ “Filomena”; Meryl Streep/ “Um Quente Agosto”.
A Australiana Cate Blanchett é a superfavorita pela sua actuação brilhante em “Blue Jasmine”. Contudo essa superioridade tem sido atenuada pela polémica (mais uma) que envolve o realizador Woody Allen, o que por muito que o tentemos desvalorizar, não deixa de ter importância…
Por outro lado, Amy Adams tem ganho momentum e a sua actuação como uma vigarista de bom coração em “Golpada Americana”, pode arrebatar o Óscar.
Vai ser um duelo interessante, que pode ainda contar com a interferência de Sandra Bullock, que tem o enorme mérito de carregar um filme inteiro nas costas.
O que não é dizer pouco.
A minha favorita: Cate Blanchett.
A Provável Vencedora: Cate Blanchett.
Analisemos agora os nomeados para Melhor Actor Secundário:
Barkhad Abdi/”Capitão Phillips”; Bradley Cooper/”Golpada Americana”; Michael Fassbender/”12 Anos Escravo”; Jonah Hill/”O Lobo de Wall Street”; Jared Leto/”O Clube de Dallas”.
Confesso que esta categoria é uma das que mais me divide. A razão? Michael Fassbender e Jared Leto.
Sem desprimor para nenhum dos outros actores, estes dois estiveram a outro nível.
Leto interpreta com genialidade Rayon, um excêntrico e amistoso crossdresser que junto com Ron Woodroof (Matthew McConaughey) funda o Clube de Dallas. Michael Fassbender dá corpo a Edwin Epps, um fanático religioso, esclavagista e escravo das suas próprias pulsões, que mistura loucura com profecias e crueldade com ordem. Um sonho para qualquer actor, dada a profundidade e complexidade da personagem. Fassbender é magistral!
Não acredito em grandes surpresas nesta categoria e a luta deve ser a dois, estando talvez o estreante Barkhad Abdi mais próximo dos favoritos.
O Meu Favorito: Jared Leto
O Provável Vencedor: Jared Leto
E agora demos lugar às senhoras e observemos as nomeadas a Melhor Actriz Secundária:
Sally Hawkins/ “Blue Jasmine”; Jennifer Lawrence/ “Golpada Americana” ; Lupita Nyong’o/ “12 Anos Escravo”; Julia Roberts/ “Um Quente Agosto”; June Squibb/ “Nebraska”.
Jennifer Lawrence arrasou no ano passado e desde então tem somado triunfos e popularidade. Este no entanto deve ser o ano de Lupita Nyong’o. A descendente de Quenianos arranca uma sublime performance enquanto Patsey em “12 Anos Escravo”, sendo na minha opinião uma impensável injustiça entregar o Óscar a qualquer outra actriz.
A minha favorita: Lupita Nyong’o
A Provável Vencedora: Lupita Nyong’o
E dos Óscares principais estamos falados. Em nome da síntese e do bom senso, no que diz respeito aos Óscares remanescentes, indicarei apenas de forma resumida, as minhas apostas.
Melhor Filme Estrangeiro – O Meu Favorito e Provável Vencedor: “ A Grande Beleza” – Itália.
Melhor Filme de Animação – O Meu Favorito: “ The Wind Rises”; Provável Vencedor: “Frozen”.
Melhor Argumento Original – O Meu Favorito: “ Golpada Americana”, Eric W. Singer e David O. Russell; Provável Vencedor: “Her”, Spike Jonze.
Melhor Argumento Adaptado – O Meu Favorito e Provável Vencedor: “12 Anos Escravo”, John Ridley.
Melhor curta-metragem de animação – O Meu Favorito: “Mr. Hublot”; Provável Vencedor: “Get a Horse! ”.
Melhor Documentário – O Meu Favorito: “ The Art of Killing”; Provável Vencedor: “Square”.
Melhor Curta-metragem Documentário – O Meu Favorito e Provável Vencedor: “The Lady in Number 6: Music Saved My Life”
Melhor curta-metragem – O Meu Favorito e Provável Vencedor: “The Voorman Problem”.
Melhor canção original – O Meu Favorito e Provável Vencedor: “Ordinary Love”, Mandela, Longo Caminho para a Liberdade.
Melhor banda-sonora original – O Meu Favorito e Provável Vencedor: “Gravidade”, Steven Price.
Melhor fotografia – O Meu Favorito e Provável Vencedor: “Gravidade”.
Melhor montagem – O Meu Favorito e Provável Vencedor: “ Gravidade”.
Melhor montagem de som – O Meu Favorito e Provável Vencedor: “ Gravidade”.
Melhor mistura de som – O Meu Favorito e Provável Vencedor (sim, continua a ser…): “ Gravidade”.
Melhores efeitos visuais – O Meu Favorito e Provável Vencedor (Não adormeci…): “Gravidade”
Melhor caracterização – O Meu Favorito: “Bad Grandpa”; Provável Vencedor: “O Clube de Dallas”.
Melhor cenografia – O Meu Favorito: “O Grande Gatsby”; O Provável Vencedor: “Golpada Americana”.
Melhor guarda-roupa – O Meu Favorito e Provável Vencedor: “ Golpada Americana”.
Bons filmes e até para o ano…
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados