Jazz em Agosto

13ª Festa do Cinema Francês

A 13ª edição da FESTA do CINEMA FRANCÊS, organizada pelo Institut français du Portugal, vai decorrer de 4 de Outubro a 9 de Novembro em Lisboa, Almada, Porto, Guimarães, Faro e Coimbra. Abre em LISBOA a 4 de Outubro às 21h00, onde permanece até Domingo dia 14, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no Institut français du Portugal. Segue-se ALMADA de 10 a 14 de Outubro, Fórum Romeu Correia; FARO de 16 a 21 de Outubro, Teatro Municipal de Faro (Teatro das Figuras); PORTO de 22 a 28 de Outubro, Fundação de Serralves e Teatro Rivoli; COIMBRA de 25 a 31 de Outubro, Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e GUIMARÃES de 04 a 09 de Novembro, Cinema São Mamede.

A PROGRAMAÇÃO DA 13ª EDIÇÃO

ANTESTREIAS – O melhor e o mais recente do cinema francês

As grandes linhas da programação 2012 seguem o formato dos últimos anos e têm como objectivo principal a apresentação de filmes em antestreia com o melhor e o mais recente do cinema que se produz em França e a presença de muitos artistas convidados que vêm falar sobre os seus filmes com o público e a Imprensa.

PRÉMIO DO PÙBLICO

Os filmes da secção de antestreias, com direitos já adquiridos para Portugal, estarão a concurso para o Prémio do público, oferecido pela Groupama Seguros, no Cinema São Jorge. O montante do prémio é de 2500€. Estarão a concurso apenas os filmes da secção Antestreias cujos direitos foram já adquiridos pelos distribuidores portugueses e por isso terão uma saída comercial nas salas de cinema portuguesas. O prémio será entregue ao distribuidor do filme vencedor.

MADRINHA

Pelo terceiro ano consecutivo a Festa do Cinema Francês vai ter uma Madrinha, Uma grande actriz de cinema com uma carreira internacional no teatro, mas que também toca outras artes. Caberá à Madrinha escolher os filmes que iremos apresentar na secção que lhe é dedicada.

HOMENAGEM

A Homenagem este ano vai para Olivier Assayas uma importante e mundialmente reconhecida figura do cinema francês, numa colaboração com a Cinemateca Portuguesa. Para além de realizador, Olivier Assayas é também guionista e actor e bem conhecido do
público português.

O UNIVERSO DA ANIMAÇÃO

Para ver em família e não só, o Universo da Animação traz filmes em antestreia mas também acenderá os holofotes sobre um grande autor e realizador deste universo, Jean-François Laguionie. Haverá também sessões escolares.

A RTP2 acompanhará a programação da 13ª Festa do Cinema Francês dedicando as suas Sessões Duplas, dos sábados de Outubro, e o programa Onda Curta, ao cinema francês.

A PROGRAMAÇÃO PARALELA estende-se este ano a mais cidades e salas. Para além da Universidade de Lisboa e da Universidade de Évora, as cidades de Setúbal, Seixal e Estarreja vão ter, no âmbito da 13ª Festa do Cinema Francês, um ciclo de filmes nas suas salas.”VIVRE ENSEMBLE” será o tema desse ciclo.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This