16º Festival de Cinema luso-brasileiro de Santa Maria da Feira
O 16º Festival de Cinema luso-brasileiro de Santa Maria da Feira, a acontecer de 2 a 9 de Dezembro, evoca Glauber Rocha, Rogério Sganzerla e Mário Peixoto. No âmbito do programa monográfico dedicado a Joel Pizzini serão exibidos três filmes deste realizador, que permitem um contacto com a obra de três dos maiores cineastas brasileiros de sempre: Glauber Rocha, Rogério Sganzerla e Mário Peixoto. “Anabazys” (co-realizado com Paloma Rocha), SEX, Dia 7, 16h00, é uma incursão no processo criativo de Glauber. Após a exibição do filme haverá uma conversa em torno do universo de Glauber Rocha, conduzida pelo crítico João Lopes.
“Mr. Sganzerla, Os Signos da Luz”, SEX, Dia 7, 00h15, é um filme-ensaio que recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla através dos signos recorrentes na sua filmografia: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. Narrado na primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas com personagens-chave, o filme revela a cosmovisão de Sganzerla e age como reflexão sobre o seu percurso inventivo.
“Mar de Fogo”, DOM, Dia 9, 19h00, que terá a sua estreia mundial em Santa Maria da Feira, é um filme que arrisca penetrar na iconografia de Mário Peixoto, autor de “Limite”, considerado como um dos filmes mais poéticos do cinema brasileiro.
Também poderás gostar
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
There are no comments
Add yours