“25 de abril de 1974, quinta-feira” de vários autores
Liberdade, sempre!
Conhecido pela Revolução dos Cravos, o movimento liderado pelo MFA – Movimento das Forças Armadas, marcou a história do país e abriu as portas à liberdade, conceito que ficara na gaveta do opressivo Estado Novo durante mais de quatro décadas.
Já muito se escreveu e refletiu sobre esta data, mas nunca é demais voltar ao tema, principalmente num ano em que se assinala os 50 anos da mesma. Mas, além das palavras, ficou para a memória coletiva as imagens impressionantes de uma quinta-feira que despertou o país para uma nova perspetiva de futuro.
O fotógrafo Alfredo Cunha foi um dos profissionais que melhor registou o ambiente que invadiu a capital e partilha agora no obrigatório livro 25 de abril de 1974, quinta-feira (Tinta da China, 2024) uma coleção de centenas de maravilhosas fotografias que fazem parte do coletivo imaginário dos portugueses. Ainda no que toca à arte visual, Alexandre Farto, a.k.a. Vhils, dá também o seu contributo oferecendo algumas gravuras alusivas ao tema.
Além das imagens, o livro inclui uma contextualização escrita das mesmas em três partes de uma narrativa original: Guerra, com texto de Carlos Matos Gomes, militar de abril e da guerra colonial; Dia 25 de Abril, da autoria de Adelino Gomes, o repórter que acompanhou os acontecimentos em Lisboa; e Depois de Abril, texto de Fernando Rosas, historiador, mas também protagonista destes quentes anos.
O livro está disponível em duas versões: edição normal (15,5 x 15,5 cm) e formato especial (28,5 x 28,5 cm), esta última com venda exclusiva em tintadachina.pt com capa dura e incluindo a oferta de uma fotografia A4 em papel premium, e assinatura em selo branco.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados