resc-ban.prog_

6ª edição do Festival RESCALDO

A 6ª edição do Festival RESCALDO chega à Culturgest e à Trem Azul em Fevereiro de 2013. Com o objetivo de distinguir alguma da mais significativa produção nacional no panorama das músicas de vanguarda, o RESCALDO dá a conhecer novas formações que, entre os mundos da eletrónica, da livre improvisação e das tangentes ao vasto espectro do rock e do jazz, estão a surgir no panorama musical português, assim como homenageia músicos e grupos já consagrados.

O RESCALDO apresenta nesta edição 13 concertos, dois lançamentos de discos da editora Shhpuma, uma exposição e um DJ Set. A maior parte da programação tem lugar na Culturgest, que acolhe, no Pequeno Auditório, nove concertos nas noites de 8, 9, 14 e 15 de Fevereiro. Os restantes concertos, a exposição e o DJ set terão lugar na Trem Azul nas noites de 7 e 16, dias da abertura e do encerramento do festival.

Os concertos do RESCALDO arrancam às 21h30 e o valor do bilhete para cada noite do festival é de 6 euros. Será realizado um desconto de 40% na compra dos 4 bilhetes para os concertos que têm lugar na Culturgest (8, 9, 14 e 15).

O RESCALDO abre na quinta, 7 de fevereiro, na Trem Azul, com Go Suck a Fuck, um grupo que explodiu em 2012 no berço da Cafetra Records e que apresenta pequenos esqueletos de fórmulas indie-rock. A noite prossegue com Albatre, um concerto que se situa entre o free jazz, o rock e o noise.

Na sexta 8, a noite começa no Pequeno Auditório da Culturgest com a música absorvente e ambiental de Diamond Gloss, o projeto de Gonçalo Pereira que lançou em 2012 o álbum Bears pela editora norte-americana Fluttery Records. A este concerto segue-se Filho da Mãe, guitarrista consagrado no panorama musical português que vem apresentar um concerto de incontornável beleza e lirismo.

Na noite de sábado, 9 de fevereiro, na Culturgest, o piano será o centro das atenções. Primeiro será lançado um músico revelação, Bruno Béu, pianista e compositor que tem trabalhado sobretudo na área do teatro. Almost a Song, o projeto da pianista Joana Sá, a artista mais completa do cenário musical português atual, e do guitarrista Luís José Martins (Deolinda), encerra este primeiro fim de semana do festival com um concerto que envolve piano e guitarra acústica e outras surpresas indecifráveis por antecipação.

O RESCALDO regressa à Culturgest na quinta, 14 de Fevereiro, com Radial Chao Opera, representantes de uma comunidade de inventivos músicos portuenses que cruzam os caminhos das músicas tradicionais, da livre improvisação e da eletroacústica. Segue-se o concerto Rodrigo Amado Hurricane que junta o saxofonista Rodrigo Amado, nome maior do jazz português nas últimas duas décadas, a dois jovens revelação da música nacional: o baterista Gabriel Ferrandini e DJ Ride.

Na noite de 15 de fevereiro, o festival apresenta três concertos na Culturgest: Tropa Macaca com os santo-tirsenses André Ferreira e Joana da Conceição a apresentarem as suas explorações musicais mais recentes; Pedro Lopes, músico residente em Berlim que manipula de forma peculiar um principal instrumento, o gira-discos; e por fim os Pop dell’Arte, nome incontornável da história da música nacional.

O RESCALDO encerra na Trem Azul no sábado, 16 de fevereiro, com três momentos inesperados de música: Luís Lopes Noise Solo, uma explosão de eletricidade performativa, Black Bombaim, banda maior do rock nacional que consagrou Barcelos e que se internacionalizou com o álbum Titans, e Flak DJ Set, nome indissociável de alguns dos melhores momentos das últimas três décadas na música em Portugal.

O RESCALDO apresenta ainda a exposição de ilustrações de Zé Burnay, um dos novos valores da ilustração nacional.

Mais informações em: www.festival-rescaldo.info | www.culturgest.pt

Quinta, 7 de Fevereiro, 21h30, Trem Azul
Go Suck a Fuck – gosuckafuck.bandcamp.com
Exposição Zé Burnay – www.behance.net/zeburn
Sexta, 8 de Fevereiro, 21h30, PA Culturgest
Diamond Gloss – dgloss.bandcamp.com
Filho da mãe – filhodamae.bandcamp.com
Sábado, 9 de Fevereiro, 21h30, PA Culturgest
Bruno Béu – brunobeu.me
Almost a Song – joana-sa.com
Quinta, 14 de Fevereiro, 21h30, PA Culturgest
Radial Chao Opera – radialchaoopera
Rodrigo Amado Hurricane – rodrigoamado.com
Sexta, 15 de Fevereiro, 21h30, PA Culturgest
Tropa Macaca – tropamacaca.com
Pop dell’Arte – popdellarte.posterous.com
Sábado, 16 de Fevereiro, 21h30, Trem Azul
Luís Lopes Noise Solo –youtube.com
Black Bombaim – blackbombaim.bandcamp.com
Flak DJ Set


Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This