rdb_festivalitaliano2010_header

8 1/2 Festa do Cinema Italiano

Antecipação do festival do cinema Italiano que decorre em Lisboa de 21 a 29 de Maio no Monumental e no King e prolonga-se em Coimbra de 18 a 20 de Junho no Teatro Gil Vicente, em Abrantes de 2 a 6 de Junho no Cine-Teatro São Pedro e no Porto de 18 a 20 de Junho, em Serralves.

Lisboa é cada vez mais a capital do Cinema, tal é a quantidade de festivais e retrospectivas que inundam a cidade anualmente. O elevado número de eventos só vem provar que Portugal está cada vez mais sedento de Cinema, e estas iniciativas são uma lufada de ar fresco na programação cultural do nosso país.

Até parece ilusão, se pensarmos que são poucos os filmes de relevo que estreiam semanalmente nas nossas salas para um público cada vez mais reduzido. Confirma-se, então, que o Português prefere ver os filmes nos festivais e em casa, torcendo o nariz à programação normal das distribuidoras.

Esta terceira Festa do Cinema Italiano é mais um dos festivais de destaque da estação primaveril, cinema Italiano recente é o que se propõe, e este ano temos a estreia da secção de competição com um júri de peso: Paulo Furtado, valter hugo mãe, Isabel Ruth e Paolo Pinamonti. Para além da secção competitiva há retrospectiva integral do controverso Matteo Garrone que estará presente nas sessões. Marco Bellochio será também homenageado com um ciclo organizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Outro homenageado será o escritor Antonio Tabucchi com uma série de filmes influenciados pela sua obra.

Outra estreia neste festival é a secção italiana.doc, que irá contar com exibições de vários documentários Italianos que incluem o já consagrado “Videocracy” de Erik Gandini.

A secção principal mostra o que se tem feito em Itália e reforçando uma característica fundamental deste cinema europeu, a construção cuidada das personagens e a criação de uma empatia com o espectador através da revelação do seu lado mais humano. Entre curtas e longas há excelentes filmes para ver e comprovar: Italians do it Better.

Para além dos filmes há festa. Dopo le 8 1/2 é um conjunto de eventos que complementam o festival. Há concertos, exposições e a sempre presente gastronomia Italiana.

Um festival de peso que de ano para ano tem vindo a revelar-se audacioso e cheio de surpresas e comprova que só não sai de casa quem não quer. A Rua de Baixo vai estar presente e em Junho fazemos o rescaldo do melhor que se viu nesta festa do cinema.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This