rdb_culpa_header

“A culpa”

A criação da Terra e do Homem é o ponto de partida para uma Culpa universal cuja expiação chegará apenas com o Fim. O caminho percorrido até lá, diz-se desde o tempo de Deus, é um infinito purgatório a que devemos sobreviver com todos os pecados inerentes à condição humana

Os efeitos visuais, juntamente com a sonoplastia, esmagam-nos desde o primeiro instante; são bíblicos, no seu verdadeiro sentido.

Uma mulher está presa numa culpa que a vai corroendo, de tal forma que o seu corpo e a sua cabeça já não sabem distinguir o sonho da realidade. E nós também não.

Numa viagem à loucura, dois médicos discutem se o caminho para a cura será o extermínio dos que sofrem, em nome do silêncio, ou se a solução passa pela racionalidade, a matemática em substituição dos sentimentos, que na verdade não existem.

Margarida Moreira dá corpo à mulher torturada que não consegue parar de sofrer; está presa num inferno seu. Não sabe ela própria de quem é a culpa de ter chegado até aqui, mas sabe que perdeu o amor, perdeu um filho e está prestes a perder a razão num corredor cheio de portas que não consegue ultrapassar.

Ricardo Barbosa e Peter Pina, que escreveu o texto e encenou o espectáculo, representam perante nós a Razão, mas eles próprios resvalam na espiral de sentimentos para passarem a ser as personagens da vida da mulher atormentada.

Não há, ao longo de todo o espectáculo, um único momento de alívio ou descompressão. O sofrimento arrasta-se e arrasta-nos até estarmos perfeitamente encaixados no fundo do poço.

É precisamente quando lá chegamos que estamos prontos a rezar pela absolvição. Ela chega, não numa inspiração libertadora, mas numa estranhamente rápida desculpabilização pelo destino. É a vida, dizem eles, é a vida que joga connosco e não o contrário.

Texto e Direcção artística: Peter Pina
Intérpretes e criação: Peter Pina, Margarida Moreira e Ricardo Barbosa
Design e Vídeos: Tiago Santos
Figurinos: Luiz Gonçalves
Luz: Henrique Moreira
Produção: Teatro.ponto.al / AM’ART

Teatro Turim, 10 a 20 de Janeiro de quinta a domingo às 21:30h.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This