realidade_aumentada_empresas

A Realidade Aumentada aplicada à sua Empresa

O mercado empresarial tem sofrido um aumento ao longo dos tempos, o que tem como consequência um crescimento na concorrência. Como tal, torna-se essencial investir em todas as tecnologias que o destaquem das restantes ofertas.

Numa empresa desenvolvimento web, uma das tecnologias que tem sido implementada, e que ainda possui pouca concorrência, é a realidade aumentada. Saiba um pouco mais sobre esta nova tecnologia e descubra como ter as vantagens da mesma na sua empresa.

O que é a Realidade Aumentada?

Antes de entender, ao certo, quais os benefícios desta nova realidade na sua empresa, torna-se importante perceber em que consiste a mesma. A realidade aumentada tem como objetivo juntar o mundo real e o mundo virtual, através do uso de dispositivos eletrónicos. Esta inovação permite a interação mais profunda com a tecnologia.

Nos dias de hoje, esta nova realidade já se encontra implementada em diversas situações, principalmente em jogos. Um exemplo disso é o Pokémon GO que viralizou devido à possibilidade de unir o mundo que nos rodeia com a realidade virtual associada ao jogo, permitindo a captura dos conhecidos pokémons.

Dentro desta nova realidade, existem diversas formas de colocação em prática: através do reconhecimento de imagem (associado ao código QR), à realidade sem marcador (associada à localização), à projeção (como é o caso dos hologramas) e à sobreposição (onde os objetos originais são parcialmente ou totalmente substituídos).

Apesar de muito associada ao mundo dos jogos, a realidade aumentada pode ser usada em empresas, independentemente dos setores.

Como funciona a realidade aumentada?

Como já vimos anteriormente, o objetivo desta nova realidade é oferecer elementos virtuais ao mundo real de cada utilizador. Para tal são necessárias técnicas, como a sobreposição de imagens ou a projeção das mesmas, de modo a que a interação ocorra. Atualmente, já é possível alcançar esta realidade de uma forma simples, com algumas empresas de desenvolvimento web.

No entanto, para realmente a alcançar, serão necessários dispositivos que permitam a interação e o processamento de informações. Alguns exemplos comuns são os monitores, os dispositivos móveis, os óculos VR ou outros que tenham acesso aos recursos necessário. São estes, e os seus componentes, que irão permitir o seu contacto direto com as duas realidades existentes e que lhe irão oferecer uma experiência imersiva.

Os sensores e as câmaras, por exemplo, são alguns dos mais usados. Estes costumam estar no exterior dos dispositivos e reúnem todas as interações que o utilizador tem com a realidade, permitindo a interpretação de informação e, consequentemente, a implementação de dados digitais. Assim que a implementação ocorre, a experiência imersiva inicia-se, dando lugar a novas emoções por parte do utilizador. Esta é uma das formas mais comuns, principalmente nos dias de hoje em que os dispositivos móveis são muito usados.

A projeção é, também, muito usada nesta realidade aumentada. Esta tem como base o uso de projetores que irão implementar as informações digitais nos meios encontrados, sejam esses as mesas, as pessoas ou qualquer outro ambiente.

Em conjunto com a projeção, pode encontrar o reflexo. Este consiste no uso de espelhos para melhorar a forma como se vê diversos elementos, aumentando a imersão a que o utilizador estará sujeito.

Estes são apenas alguns dos componentes que melhoram a experiência do utilizador, mas existem muitos outros. Juntos conseguiremos a melhor opção para si e para a sua empresa.

 

Empresa de desenvolvimento web e a realidade aumentada

 realidade_aumentada_empresas1

 

A realidade aumentada, como pode entender neste momento, é essencial para se destacar da concorrência. Esta nova forma de destaque irá permitir a imersão do utilizador, dando-lhe a possibilidade de tornar a sua empresa inesquecível aos olhos do mesmo.

No entanto, para que tenha um destaque adequado, deve saber quais os problemas que pode resolver ou quais as oportunidades que pode oferecer aos seus clientes ou potenciais clientes.

Caso pretenda dar uma oportunidade a esta nova forma de realidade, as empresas de desenvolvimento web têm competências para implementar esta estratégia inovadora e diferenciadora.

Duas das empresas que recentemente investiram – ou estão a investir – nesta nova tecnologia são a L’Oréal e a Zara, e não são as únicas. Esta realidade pode ser encontrada em diversas empresas de vários setores.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This