A Vossa Vontade – Teatro Nacional D. Maria II

“À Vossa Vontade”

Estreia, pela primeira vez, em palcos nacionais, a peça “À Vossa Vontade” (As You Like It) de William Shakespeare, encenada por Álvaro Correia

O Teatro Nacional D. Maria II e a Comuna Teatro de Pesquisa aliaram-se, de forma a presentear o público com a oportunidade incrível de assistir a uma brilhante, e não tão menos importante, obra, deste grandioso dramaturgo (conhecido por “Hamlet”, “Romeu e Julieta”, “Medida Por Medida”, entre outros). Esta é uma peça que nos últimos 200 anos não foi produzida integralmente em palco.

Escrita por volta do ano de 1599, a acção desta comédia decorre em dois cenários distintos: a Corte e a Floresta de Ardenas. A corte surge como um local opressivo, vivamente rígido, onde as regras são impostas pelos mais fortes e a submissão é o ponto de encontro dos mais fracos. É aqui que Rosalinda e Orlando, personagens centrais de toda a peça, interpretados pelos actores Manuela Couto e João Lagarto, vêem os seus destinos abruptamente abalados. Orlando é renegado pelo seu irmão mais velho, ficando sem a sua própria herança e dignidade. Por outro lado, Rosalinda, depois de seu pai ter sido exilado, é expulsa da corte pelo seu próprio tio. Apesar de tais cruéis desfechos, a única coisa puramente importante que subsiste é o amor que une ambos.

Depois de tais acontecimentos, decidem todos fugir para a floresta, rumo à longínqua e desconhecida Arden. É neste cenário utópico que nos é dada a conhecer a liberdade, no sentido mais literal da palavra. Um lugar onde tudo é possível, e nada, nem ninguém, é quem poderá parecer à primeira vista. Um estimulante jogo entre encontros e desencontros, amores e desamores, sucede por entre a natureza que os envolve. A paixão será encarada como a única certeza e esperança, transformando Arden num lugar mágico, onde todos os sonhos poderão tornar-se realidade.

Tal como Álvaro Correia afirmou, Rosalinda é o motor do texto e de todo o espectáculo. Uma personagem corporalizada por Manuela Couto, que personifica a força e persistência de uma mulher que é capaz de lutar por aquilo em que acredita.

Em cena, a partir de 21 de Março, até 14 de Abril, na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II.

Horários:

Quarta a Sábado – 21h
Domingo – 16h



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This