“A Zona de Interesse” de Jonathan Glazer
Estreia esta semana nos cinemas.
“A Zona de Interesse”, expressão usada pelos SS nazis, para designar o perímetro de 40 quilómetros quadrados à volta do campo de concentração de Auschwitz, habitado por militares e civis do lado alemão, é o título do novo e muito aguardado filme do realizador britânico Jonathan Glazer, que chega esta quinta-feira às salas de cinema.
“A Zona de Interesse” conta a história do comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, e da sua mulher, Hedwig, que se esforçam para construir uma vida de sonho para a sua família numa vivenda ajardinada ao lado do campo. Baseado no romance homónimo de Martin Amis, o filme de Jonathan Glazer propõe um olhar implacável sobre a humanidade e a banalidade do mal, com um retrato arrojado e ousado da família Höss, interpretada por Christian Friede e Sandra Hüller.
“O que eu quis foi filmar o contraste que existe entre alguém que serve um café na sua cozinha e alguém a ser assassinado do outro lado do muro. A coexistência desses dois extremos.” defende Jonathan Glazer. “Pesquisei durante dois anos, antes de começar a escrever. Tivemos investigadores a trabalhar no Auschwitz-Birkenau Museum e no Memorial (…) Eu não quis sentir que estava a fazer um filme sobre aquele período para depois o colocar num museu. Falamos, sem dúvida, do pior período da história humana e não podemos dizer que já não tem nada que ver connosco. É evidente que tem. Quis continuar a olhar para o tema com um olhar moderno.”
“A Zona de Interesse” teve estreia mundial no Festival de Cannes onde recebeu o Grande Prémio do certame. Para além de integrar o TOP 5 dos Melhores Filmes Internacionais do National Board of Review, o filme também reuniu 3 nomeações para os Globos de Ouro e 10 nomeações para os BAFTA e é um dos filmes apontados para a corrida aos Óscares, cujas nomeações são anunciadas no próximo dia 23.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados