Batráquios de loiça

“Balada de um Batráquio”

Uma balada de estilhaços

A balada já andava na cabeça, depois chegaram os sapos e ficou “Balada de um Batráquio” – a curta-metragem da jovem de 23 anos, Leonor Teles, vencedora de um Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema em Berlim e de um Firebird no mais antigo festival de cinema da Ásia, em Hong Kong. E quem assiste a esta curta fica realmente embalado ao som dos estilhaços de sapos de loiça onde se pretende também quebrar atitudes xenófobas de muitos em relação aos ciganos, quando colocam estes animais na frente de estabelecimentos.

Objectivo: calar vontades interiores e inquietações

Com um significado (ou superstição) ligada ao azar e que tem passado de geração em geração desde o período da idade média, os sapos estão para os ciganos como o alho está para os vampiros. Portanto, esta curta-metragem traz aos dias de hoje uma vontade com o qual muitos se devem identificar – sair por aí a partir sapos! Em entrevista, Leonor chega mesmo a afirmar que só fez o filme porque queria partir sapos. De etnia cigana por parte do pai, a temática tem sido recorrente nos seus trabalhos porém, gostaria de abordar outros assuntos. As ideias ainda não passam pela realização de uma longa-metragem, mas o objetivo de “calar vontades interiores e inquietações” manter-se-à  e sempre com um carácter documental.

O filme é um produto genuíno da própria realizadora, que considera incrível o facto de as salas ficarem lotadas para assistir a esta balada, apesar de encarar os prémios como reconhecimento de um trabalho de equipa e ainda, como possibilidade de conseguir financiamento para projetos futuros.

Gravada com uma câmara Super 8 (o que só por si enriquece a imagem em termos técnicos), é uma película nascida de uma vontade pessoal  de contrariar preconceitos com uma parte da sociedade muito particular, mas que pode perfeitamente estender-se a um âmbito geral da xenofobia inserido numa sociedade que se diz civilizada e acolhedora. Balada de um Batráquio tem a sua estreia oficial marcada para dia 28 de abril.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This