bia_ferreira_20191119_cred_carla_moreira_2

Bia Ferreira @ Musicbox (12.11.2019)

Igreja Lesbiteriana em Lisboa.

Musicbox, Cais do Sodré, lotação esgotada. A fila de público curioso e entusiasta já se entranhava por debaixo da rua do Alecrim e apesar da chuva miudinha, o clima era de um novembro tépido. As pessoas foram entrando e instalaram-se bem coladas ao palco da casa noturna, instalada na Rua Cor-de-Rosa. Pouco tempo depois, a tão apreciada estrela da noite entrou em palco, cantando o primeiro tema do seu álbum de estreia: “Brilha Minha Guia”. Este foi um momento marcante de todo o concerto, já que a sua presença é forte o suficiente para nos fazer sentir uma paleta variada de emoções impactantes.

Bia Ferreira, pela segunda vez em Lisboa, veio apresentar o seu álbum “Igreja Lesbiteriana, Um Chamado”. Todo o concerto está enquadrado numa lógica de doutrina encenada, que tem como objectivo conduzir o público ao questionamento sobre diversos temas como o racismo,  a discriminação, o machismo e a xenofobia.

As influências do reggae são notórias e as letras escritas pela cantora activista, compõem uma panóplia de perspectivas de uma realidade crua dos nossos tempos. Porém, a certo momento do concerto, o apelo que se fez, foi ao amor e ao hastear da Bandeira do Amor – Bia invocou aos presentes para marcar a diferença através de um sorriso – “o sorriso é gratuito e pode mudar a vida de alguém”.

Doralyce, a sua companheira de vida e de palco também marcou presença e fez vibrar o público com o seu tema «Miss Beleza Universal», uma canção com influência do Funk brasileiro, que critica os padrões exigentes e discriminatórios da sociedade euro-centrada em que vivemos. Marielle foi repetidas vezes homenageada durante este momento pelas cantoras, vivamente apoiadas pelo público.

Este álbum é sem dúvida um chamado para uma expansão da consciência, em várias frentes, no que diz respeito à revolução pela igualdade de oportunidades entre géneros, etnias e classes socio-económicas.

 

Texto por Ana Pracaschandra e fotografia por Carla Moreira

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This