sensible_soccers_vera_marmelo_2021

«Cantiga da Ponte», pelos Sensible Soccers

«Cantiga da Ponte» é o primeiro single daquele que será o quarto longa duração dos Sensible Soccers, com edição prevista para o próximo dia 1 de Outubro.

A notícia podia ser assim, telegráfica, mas não só os Sensible Soccers têm um dos melhores nomes que uma banda pode ter, como «Cantiga da Ponte» é uma parte de algo muito maior, repleto de significado e que merece (e deve!) ser partilhado.

Há uma ideia clara na génese de “Manoel”, o título do álbum. A vontade de musicar “Douro, Faina Fluvial”, filme de Manoel de Oliveira, de 1931. Entretanto, “O Pintor e a Cidade”, de 1956, entra em cena. Um filme que é a negação do primeiro, separados por 25 anos mas unidos pelo Porto. Eis então que a ambição duplica e criar música para ambas as obras passa a ser o propósito.

É assim, que com a aprovação de Manuel Casimiro, filho de Manoel de Oliveira e António Preto, director artístico da Casa Manoel de Oliveira, os Sensible Soccers começam a trabalhar naquele que terá sido o mais desafiante projecto que tiveram até hoje. Serem capazes de criar um novo álbum, capaz de sobreviver sem recurso às imagens dos dois filmes, mas que, quando estas estivessem presentes, funcionassem como complemento destas, num formato de cine-concerto.

O resultado será apresentado ao vivo amanhã, pelas 19h, no Auditório do Museu de Serralves, em formato de cine-concerto e inserido das comemorações dos 90 anos de “Douro, Fauna Fluvial”, da responsabilidade da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

Para terminar, fiquem a com a belíssima «Cantiga da Ponte». Dá pele de galinha, arrepio da espinha e mete um sorriso bom na cara.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This