rdb_cinefiesta_header

CINE FIESTA

A celebração do Cinema Espanhol em Lisboa e no Porto

De 21 a 25 de Novembro, Lisboa vai receber a 5ª edição do CINE FIESTA, uma celebração do cinema espanhol, cujo programa conta com filmes de ficção, documentários, cinema de animação e uma homenagem ao realizador Víctor Erice, sendo que alguns dos filmes desta mostra terão estreias absolutas em Portugal.

Na área da ficção poderá assistir-se a alguns dos mais recentes filmes produzidos em Espanha, que ainda não estrearam em sala, como é o caso de “Blancanieves”, de Paulo Berger, um filme mudo, escolhido para representar Espanha na corrida aos Óscares para Melhor Filme Estrangeiro, ou de “Fin”, de Jorge Torregrossa. Na animação, destaque para o filme “Arrugas”, de Ignacio Ferreras, um filme baseado na banda-desenhada de Paco Roca, uma história sobre a solidão, o isolamento e a amizade na velhice. Ficção e animação são exibidos no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A Cinemateca Portuguesa – Museu de Cinema, que pelo segundo ano consecutivo se associa a esta iniciativa, exibe quatro documentários, entre os quais o último filme de Mercedes Álvarez, “Mercado de Futuros” e “Guest”, de José Luis Guerín. Este ano, pela primeira vez, e com o objectivo de aprofundar a obra de alguns dos grandes mestres espanhóis, prestando-lhe homenagem, irá realizar-se uma retrospectiva ao trabalho de Víctor Erice, cujos filmes marcaram a história do cinema espanhol. Serão exibidos três filmes: “El espíritu de la colmena” (1973), “El sur” (1983) e “El sol del membrillo”.

O CineFiesta é uma iniciativa do Instituto de Cinematografia y de las Artes Audiovisuales (ICAA) e  da Dirección General de Política e Industrias Culturales y del Libro, da Secretaria de  Estado da Cultura de Espanha,  em colaboração com a Zon Audiovisuais e a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, que resgata a herança dos  Ciclos de Cinema Espanhol que, desde 2008, se vêm celebrando em Portugal.

Para Rafael Cabrera, director de políticas de marketing do ICAA, o CINE FIESTA “tem como objectivo desvendar ao público português a riqueza e a diversidade do cinema espanhol e permitir um encontro com os realizadores e artistas  espanhóis que vêm participar nesta verdadeira celebração do cinema.” Nesta edição de 2012 haverá ainda o Prémio do Público FNAC, o resultado de uma nova parceria com a marca.

O CINE FIESTA estreia no dia 21 de Novembro, às 19h, no Cinema São Jorge, com o filme “Mientras Duermes”, de  Jaume Balagueró, o co-realizador da saga “[REC]”.

No dia 26 de Novembro, o CINE FIESTA muda-se para o Porto (Teatro Campo Alegre, Biblioteca Almeida Garrett e Cinema Zon Lusomundo Dolce Vita Porto), onde ficará  até dia 2 de Dezembro, com o mesmo programa e o mesmo objetivo: reforçar as relações culturais entre os dois países.

PROGRAMA CINE FIESTA – LISBOA

dia 21 NOVEMBRO
19h00 – “Mientras duermes”, de Jaume Balagueró (Cinema S. Jorge)

19h00 – “Mercado de Futuros”, de Mercedes Álvarez(Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema)

21h30 – “Blancanieves”, de Pablo Berger (Cinema S. Jorge)

21h30 – “Guest”, de José Luis Guerin (Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema)

 

dia 22 NOVEMBRO

19h00 – “Tengo ganas de ti”, de Fernando González Molina (Cinema S. Jorge)

19h30 – “Al Final del Tunel”, de Eterio Ortega  (Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema)

21h30 – “Grupo 7”, de Alberto Rodríguez (Cinema S. Jorge)

21h30 – “El Espíritu de la Colmena”, de Víctor Erice (Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema)

 

dia 23 NOVEMBRO

19h00 – “Fin”, de Jorge Torregrossa (Cinema S. Jorge)

19h30 – “Cuaderno de Barro”, de Isaki Lacuesta (Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema)

21h30 – “La chispa de la vida”, de Alex de la Iglesia (Cinema S. Jorge)

21h30 – “El Sur”, de Víctor Erice  (Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema)

 

dia 24 NOVEMBRO

17h00 – “Las aventuras de Tadeo Jones”, de Enrique Gato (Cinema S. Jorge)

19h30 – “Arrugas”, de Ignacio Ferreras (Cinema S. Jorge)

21h30 – “También la lluvia”, de Icíar Bollaín (Cinema S. Jorge)

21h30 – “El Sol del Membrillo”, de Víctor Erice (Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema)

 

dia 25 NOVEMBRO

17h00 – “Las aventuras de Tadeo Jones”, de Enrique Gato  (Cinema S. Jorge)

19h30 – “Arrugas”, de Ignacio Ferreras (Cinema S. Jorge)

21h30 – “El sexo de los ángeles”, de Xavier Villaverde (Cinema S. Jorge)



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This