Comer Saudável

Comer Saudável, Viver Melhor

Com a chegada do calor, muitos são aqueles que começam a ter uma maior preocupação com a imagem corporal e a saúde. Começam as dietas e os ginásios enchem-se nas horas de ponta na tentativa de obter um corpo perfeito e saudável.

O “ser saudável” ganha cada vez mais adeptos durante os meses de verão, mas a verdade é que deveria ser um estilo de vida praticado durante todo o ano.

A sociedade actual está mais consciente de que ter uma boa alimentação e manter-se activa são factores vitais para uma melhor saúde e bem-estar, contribuindo também para um corpo mais bonito.

Mas quais são realmente as vantagens de ter uma alimentação saudável? Há vários estudos realizados que confirmam que uma boa alimentação tem grande impacto na nossa qualidade de vida, permitindo elevar os níveis de energia diários, prevenindo doenças e aumentando o bem-estar geral. A esperança de vida também aumenta, a pele torna-se mais brilhante e o cabelo e as unhas mais fortes. O dia-a-dia torna-se, assim, mais fácil de lidar e sentimo-nos mais rejuvenescidos a todos os níveis.

Comer SaudávelÉ importante salientar que comer saudável não significa passar fome nem é tão difícil como se pode imaginar. Por vezes, simples mudanças no quotidiano fazem toda a diferença:

  • Tomar o pequeno-almoço diariamente: A primeira refeição do dia é essencial para fornecer ao organismo a energia e nutrientes necessários ao seu bom funcionamento. Esta deveria ser a refeição do dia mais completa, incluindo proteína, hidratos de carbono e gorduras boas. Um bom exemplo seria incluir ovos, cereais integrais (pão integral, aveia ou muesli sem açúcar), iogurte ou leite magro e uma porção pequena de frutos vermelhos.
  • Substituir as carnes vermelhas por aves ou peixe: A carne e o peixe são fontes de proteína que devem ser incluídos diariamente (a menos que seja vegetariano e opte pela soja, tofu ou seitan). O peixe é rico em ómega-3, importante para a regulação do colesterol no sangue, devendo ser consumindo grelhado, cozido ou no forno com pouca gordura. As carnes brancas têm menos gordura, são ricas em ferro e proteína e ficam óptimas incluídas numa salada ou num prato de massa integral.
  • Substituir os doces por fruta: o açúcar refinado é um dos piores inimigos do nosso corpo. Sempre que possível, opte por uma fruta, pois esta contém frutose e consegue saciá-lo como se se tratasse de um doce.
  • Fazer 4 a 5 refeições por dia: ao contrário do que por vezes imaginamos, um pequeno lanche entre as refeições não precisa ser complicado nem tirar a fome para a próxima refeição. Boas opções são uma peça de fruta com frutos secos (nozes, caju, amêndoas), bolachas de arroz com fiambre de perú, iogurte com aveia ou fruta.
  • Preferir produtos naturais e integrais: limitar o consumo de alimentos refinados é um grande passo para uma alimentação mais saudável, nomeadamente bolachas, bolos de pastelaria, cereais de pequeno-almoço, entre outros. Estes produtos incluem bastante açúcar e/ou gorduras saturadas, podendo ser substituídos por aveia, bolachas de arroz sem sal, pão integral, muesli ou granola sem açúcar.
Comer Saudável - Frutos Vermelhos

Frutos Vermelhos

Para aumentar o consumo de antioxidantes, vitaminas e minerais, existem disponíveis no mercado alimentos tidos como super-alimentos. Os mais populares são as sementes de chia, as bagas de goji, o açaí, a quinoa e os frutos vermelhos. Aumentam as defesas do nosso organismo, contribuem para o bom funcionamento intestinal, melhoram a circulação sanguínea e ainda podem ter uma acção anti-envelhecimento, se consumidos regularmente.

Comer Saudável - Bagas de Goji

Bagas de Goji

Actualmente em Portugal já existe uma gama de produtos e locais que facilitam a vida a quem pretenda aderir a este estilo de vida. Os supermercados, inclusive, já incluem uma zona de produtos naturais, biológicos e saudáveis, acessíveis a qualquer consumidor. Outros locais onde se encontram todo o tipo de produtos associados a uma alimentação saudável são as lojas Celeiro Dieta, Terra Viva, os supermercados biológicos Brio e o Biomercado em Lisboa.

Comer Saudável - Legumes Assados com Feta

Legumes Assados com Feta

Quando se trata de fazer uma refeição fora, existem imensas opções no País. O próprio Biomercado, situado na Avenida Duque de Ávila em Lisboa, serve refeições biológicas bastante agradáveis, assim como o Celeiro. Ainda por Lisboa, destacam-se os seguintes restaurantes:

  • Gomo, na Avenida Duque de Ávila, com menus de almoço saudáveis e deliciosos, assim como opções de lanches tal como granola, açaí ou sumos naturais;
  • Nomalism, na Rua Saraiva de Carvalho, com opções caseiras, vegetarianas e biológicas;
  • Leitaria Lisboa, uma pastelaria na Rua da Artilharia no Rato, que serve granola caseira, iogurte 100% natural, scones, saladas. O brunch é também uma opção neste local.

No Porto também se podem encontrar lugares que servem refeições saudáveis, sendo os mais populares:

  • Pick me, na Rua 15 de Novembro, com uma variedade de sumos naturais feitos na hora, sandes frescas de pão integral ou cereais, e fazem entregas ao domicílio.
  • Da Terra, um restaurante vegetariano na Rua Mouzinho da Figueira, que tem um buffet bastante equilibrado e variado.

comer saudável não significa passar fome nem é tão difícil como se pode imaginar

Outra dica importante quando se tem uma refeição fora é optar pelos grelhados, arroz ou massa sem molhos e saladas com pouco tempero. Para sobremesa, a fruta é sempre a melhor opção; no entanto, sempre que possível, deve ser evitada se o prato principal já incluir hidratos de carbono.

Para os amantes da cozinha, destaco dois dos melhores livros actuais com receitas saudáveis e apetitosas:

  • Receitas Saudáveis, de Jamie Oliver – o famoso chef de cozinha lançou este livro fantástico, com receitas mais equilibradas, com menos açúcar e gorduras, e na maioria muito práticas de confeccionar.
  • As Delícias de Ella, de Ella Woodward – esta blogger de culinária lançou este livro recentemente, onde inclui algumas das suas receitas. Ella não usa produtos com glúten, lactose nem carnes. No entanto, as suas delícias conseguem satisfazer qualquer um.

• As Delícias de Ella, de Ella Woodward

Receitas Saudáveis, de Jamie Oliver Receitas Saudáveis, de Jamie Oliver

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This