“Como Tudo Começou” | Penelope Lively

“Como Tudo Começou” | Penelope Lively

Versão humana de um acidente em cadeia

Penelope Lively é autora de variadas coletâneas de contos para adultos e crianças e de romances que lhe valeram nomeações para o Booker Prize. Obras como “Anel de Areia”, “Destinos Paralelos”, “A Fotografia”, “Consequências” e “Álbum de Família” são excelentes exemplos da sua capacidade de desenvolver histórias cativantes, e de real interesse, para o público em geral. Passou pela rádio e televisão, tendo escrito guiões e apresentado um programa de literatura infantil na BBC Radio 4.

Lively cresceu no Cairo (Egipto), instalando-se em Inglaterra, aos doze anos de idade, após a Segunda Guerra Mundial. Licenciou-se em História, no St. Anne’s College, Oxford. Em 1957 casou-se com Jack Lively, um Professor de Política, que exerceu a sua carreira académica em Swansea, Sussex, Oxford e Universidade de Warwick.

Como Tudo Começou” (título original “How It All Began”) é o seu mais recente livro, promissor de semelhante sucesso, a nível mundial. Escrito em 2011, esta é uma história vibrante que comprova como os destinos humanos podem ser modificados, por intermédio de ações de pessoas que nunca viremos a conhecer. Charlotte, Rose, Henry, Marion, Gerry e Stella interligam-se involuntariamente; são vidas cruzadas, personagens criadas com a intenção de transmitir que, simples percalços, poderão ser o ponto de partida para uma versão humana de um acidente em cadeia numa autoestrada.

Depois de Charlotte Rainsford ter sido assaltada e fraturado a anca, sendo obrigada a ficar uma temporada na casa de sua filha, Rose, vários acontecimentos surgirão como consequência desse fatídico dia: um caso de adultério é revelado; uma experiência de humilhação pública sucede, tentando Henry restabelecer-se rapidamente; sentimentos de frustração e impotência preenchem a alma de Charlotte; um casamento desfeito; uma amizade nova e refrescante surge na vida de Rose; Stella cai, novamente, numa crise depressiva, dependendo de comprimidos, do apoio de sua irmã e do advogado; Gerry e Marion ponderam até onde aquela relação, outrora secreta, poderá ir, entre problemas financeiros e conjugais na mente de ambos.

Um romance leve e de agradável leitura, que certamente agradará aos fãs do trabalho desta escritora, e também àqueles que experimentarão, pela primeira vez, aventurar-se no mundo literário de Penelope Lively.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This