Current 93

O projecto britânico de David Tibet está de regresso a Portugal e traz consigo muitos amigos americanos. Dois concertos a não perder.

”Go to sleep
Don’t you cry
Rest Your head upon the clover
Rest Your head upon the clover
In Your dreams
You shall ride
While Your Mammy’s watching over”

Esta estrofe faz parte de uma versão escrita por David Tibet, baseada na música tradicional inglesa e que contou com a participação de Nick Cave, um dos muitos músicos que colaboraram com o músico ao longo de mais de 20 anos de carreira dos Current 93, que regressam mais uma vez a Portugal nos próximos dias 10 e 11 de Setembro, para dois concertos no Teatro Ibérico em Lisboa.

Com uma discografia extensa e muitos anos de palco, os Current 93 aliam de uma forma única a voz poética de David Tibet com sonoridades acústicas e intensamente belas criadas por músicos que colaboram com Tibet, alguns dos quais desde o início da sua actividade, como é o caso de Steven Stapleton.

A música dos Current 93 não é muito fácil de descrever por palavras, embora sejam estas as mais importantes em todas as faixas. As imensas referências poéticas de Tibet, estão bem evidenciadas nos temas criados, onde a religião, o medo e o amor surgem interligados em temas que podiam ser utilizados em qualquer banda de Death Metal, mas que surgem com uma roupagem acústica onde a guitarra, o piano e alguns instrumentos de cordas são os principais destaques.

Nesta terceira visita a Portugal, a 10 e 11 de Setembro no Teatro Ibérico, em Xabregas, David Tibet far-se-á acompanhar pelos novos amigos americanos, Baby Dee (celebridade entre as drag-queens do underground nova iorquino), o acid folk de Simon Finn e o psicadelismo místico e solitário de Ben Chasny (ou se preferirem Six Organs of Admittance) – que recentemente tocou na ZDB em Lisboa. Estas são as novas referências na música de Tibet que mesmo depois de 20 anos de carreira continua a surpreender.

Para além da música em palco, estas duas datas são também uma oportunidade para adquirir exemplares dos discos da banda, alguns dos quais, editados propositadamente para o efeito.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This