EDP COOL JAZZ cartaz_completo

EDP COOLJAZZ 2017 | ANTEVISÃO

O EDP COOLJAZZ está de volta para a sua 14.ª edição e promete surpreender com os nomes que compõem o cartaz deste ano como The Pretenders, Maria Gadú, Jake Bugg e Jamie Cullum.

Este é o festival que traz os ritmos envolventes do blues, do jazz, do funk e do soul às noites de verão de Julho em Oeiras, nos Jardins do Marquês de Pombal e no Parque dos Poetas. É a combinação perfeita entre a música e os espaços históricos e simbólicos para quem gosta de desfrutar de um ambiente chill out.

Com uma aposta na fusão de sonoridades o EDP COOLJAZZ tem mantido o seu registo ao longo dos anos, apesar de alguns nomes poderem parecer descontextualizados como Jake Bugg, mais conhecido pelo género country rock e indie rock, mas também pelo blues. O britânico marca presença nos Jardins do Marquês de Pombal no dia 25 juntamente com o irreverente Jorge Palma, também ele influenciado pela música popular americana e inglesa.  Um encontro entre duas gerações, cujos artistas revelam uma capacidade de criar momentos intimistas, um acompanhado da guitarra e outro do piano.

O dia 26 é dedicado a uma mistura de soul e eletróncia pela voz de Jamie Lidell com influências de Marvin Gaye e James Brown. Também há lugar para o jazz com a premiada compositora e também cantora Luísa Sobral que nos traz as músicas do seu mais recente albúm “Luísa”.  Luísa Sobral que foi “apadrinhada” por Jamie Cullum que atua no último dia e que foi uma das primeiras confirmações deste festival. Não é novidade por aqui, pois mostra-se um admirador do público português ou não estaria cá todos os anos. Até consegue dizer “paralelipípedo”! Mas não deixa de ser uma surpresa, uma vez que pode apresentar alguns dos covers do seu projeto The Song Society e revelar algumas músicas do próximo albúm. Para ter certeza é preciso marcar presença no dia 29 no Parque dos Poetas, onde também atuará uma das vozes mais frescas do jazz em Portugal, Beatriz Pessoa.

O Brasil marca presença no dia 23 com a cantora de “Shimbalaiê”, Maria Gadú, uma das cantoras mais conhecidas do panorama atual da música popular brasileira, do qual também faz parte, e cada vez mais, Filipe Catto. Ele que cruza sonoridades improváveis que vão desde PJ Harvey a António Variações.

Para quem gosta de ritmos funky groove e R&B o dia 20 é o mais indicado, com a portuguesa e divertida Da Chick a abrir uma noite de dança garantida e seguida de Maceo Parker, que se faz acompanhar do seu saxofone.

The Pretenders, uma das grandes bandas dos anos 80, vão estar no Parque dos Poetas para um concerto único no dia 19. Uma noite que possivelmente poderá ser nostálgica ao som de êxitos como “I’ll Stand By You” e “Don’t Get Me Wrong”, mas que também traz novidades com a estreia dos temas do novo álbum “Alone”. Na mesma noite atua a menina dos sapatos vermelhos – Rita Redshoes – com o seu jeito delicado, assumidamente feminino e que se mantém consistente desde a sua aparição na cena do pop português.

Mas o festival começa no dia 18 com a suavidade das composições de Márcia. Segue-se de uma viagem ao jazz fusão e flamenco com as guitarradas de Rodrigo y Gabriela que apresentam uma mestria técnica e uma forma particular de extasiar as plateias.

Os preços destes sete dias de festival variam entre os 25€ e os 50€, mas os jovens da Câmara Municipal de Oeiras podem beneficiar de descontos através do Cartão Jovem Municipal. O EDP COOL JAZZ tem parques de estacionamento para cada um dos espaços dos espetáculos e conta ainda com um espaço gourmet de street food, o Cool Pick&Go para quando der a vontade de petiscar alguma coisa.

Mais informações no site oficial, aqui.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This