DSC_3915

El Bulo Social Club

Uma viagem ao universo infindável de Chakall

Entertainer de gema, cozinheiro do mundo e viajante pulsante que transpira irreverência. É assim o chef argentino mais famoso em Portugal. E é assim o espaço que abriu há um ano, em Marvila (Lisboa), o El Bulo Social Club.

Esta zona da capital, que outrora era desprezada pelos seus habitantes, está lentamente a tornar-se no hype de lazer (daqui a 5 anos vão confirmar o que vos queremos dizer). Foi precisamente essa aposta de Chakall ao abrir um restaurante neste local (e que restaurante!).

DSC_3901

O El Bulo é despretensioso, é confortável, é divertido. Os detalhes da decoração, que transborda Argentina por todo o lado, é uma lufada de ar fresco na cozinha de autor da actualidade que já chateia por ser tão certinha. Aqui há cor, há mistura de materiais, há muitos e bonitos pormenores. É fácil perdermo-nos a olhar e descobrir coisas novas no El Bulo, e isso é sem dúvida o que faltava na restauração lisboeta.

DSC_3905

DSC_3919

Do espaço cheio de vida que convida a ficar, passamos para a comida. Ao navegar pela carta, tudo faz sentido e vai perceber rapidamente que entrou no maravilhoso mundo de Chakall, o mestre de cerimónias que viajou por todo o planeta e compilou na ementa algumas das suas experiências gastronómicas.

Começámos por uma degustação de ceviche que combina quatro variedades: peixe branco servido com lima, cebola roxa e coentros; atum servido com soja, sementes de sésamo e cebola roxa; salmão com pêra abacate, sumo de laranja e coentros; e polvo e gambas.  A acidez e o contraste de sabores é absolutamente delicioso. 

MAT_3962

Provámos ainda a Provoleta El Bulo – queijo provolone grelhado com presunto e pimentos. O que dizer? Queijo derretido é sempre uma óptima ideia e este é altamente viciante. Muito bom mesmo.

MAT_3973

Depois de dois cocktails bem frescos – pisco sour e ladies first – o tinto argentino Trumpeter de 2015, provou ser o par ideal para acompanhar os pratos de carne que se seguiram.
Todas as carnes são importadas da Argentina, o que é um excelente presságio. Primeiro foi-nos servido o Ojo de Bife, acompanhado com verduras salteadas e batatas a murro. A carne é muito saborosa e desfaz-se por completo na boca. É tão bom que só provando é que vai perceber do que estamos a falar.

MAT_3988

Depois, experimentámos o Piano de Vaca cozinhado em sous vide (técnica de confecção a vácuo a baixa temperatura por um longo período de tempo). Este é o segredo para a carne absorver todo o sabor e ser tão aromática e macia. O piano é guarnecido com batatas recheadas com queijo cheddar e feijão, uma alegria para o palato.

MAT_3990

A última cena, uma combinação de várias sobremesas, encerrou lindamente este capítulo no El Bulo. Alfajor (uma pequenina bolacha típica argentina com recheio de doce de leite); Carpaccio de ananás com coentros, servido com sorbet de tangerina; Mashala de los dioses (bolo de chocolate negro); Peannutbutter cheesecake (cheesecake de manteiga de amendoim e queijo creme). É esta a festa doce que Chakall apresenta na carta.

MAT_4001

É difícil apontar defeitos a este El Bulo. Está tão bem pensado que até parece que nem foi assim tão pensado, dada a boa energia que flui naturalmente. Com uma área de 700 metros quadrados, o El Bulo é muito mais do que um restaurante convencional. Há um bar, uma loja, uma zona de restauração e zona de entretenimento onde regularmente acontecem espectáculos e concertos de música ao vivo.
Chakall provou aos lisboetas que não é preciso complicar para oferecer tudo aquilo que queremos quando vamos a um restaurante: um espaço único, comida deliciosa e staff atencioso. ¡Muy bien, Chakall! Lo hiciste genial!

DSC_3911

Fotografia de Ricardo Freire Mateus

Horário de funcionamento
Aberto de Terça a Sábado das 12h às 16h (cozinha encerra às 15h) e das 19h30 às 02h (cozinha encerra às 23h30).
Encerrado ao Domingo e à Segunda-feira.
Praça David Leandro da Silva nº9 A | 1950-064 Marvila | Lisboa
Telefone: 21 861 9027
Email: elbulo@elbulo.pt



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This