Espreitar o mundo num vazio contido

CONTENTORES apresenta “Nautilidae”, no dia 9 de Abril, sábado, às 12h00, na Praça do Império à entrada do Centro Cultural de Belém (CCB), uma instalação do arquitecto Francisco Aires Mateus. “Nautilidae” estabelece a “relação entre o interior e o exterior que é definida pelos elementos mais simples da arquitectura e da memória individual”. A visita aos dois contentores será realizada individualmente. Após percorrer um corredor estreito e escuro, o visitante será contemplado com a imagem do exterior projectada através de um pequeno orifício. A instalação permite uma experiência da “contenção do espaço, na sua tensão com o que existe para além dele.”

Francisco Aires Mateus e Manuel Aires Mateus formam a conceituada dupla de arquitectos que em 2010 participaram com a instalação Voids, na Bienal de Arquitectura de Veneza a convite da curadora e recentemente galardoada com o prémio Pritzker, Kuzuyo Sejima. Os seus projectos, que ganharam vários prémios a nível internacional, vão desde o tema da casa – escala que constitui um campo de investigação contínua – até à infraestrutura urbana, passando por edifícios públicos e instalações efémeras. Aires Mateus são professores na Accademia di Architectura di Mendrisio (Suíça) desde 2001 e na Universidade Autónoma de Lisboa desde 1998. Foram professores convidados na Oslo School of Architecture em 2009 e na Graduate School of Design da Universidade de Harvard em 2002 e 2005.

CONTENTORES, projecto desenvolvido pela P28,  assumiu em 2010 um papel dinamizador ao adoptar um formato pouco convencional na arte pública contemporânea, que se replica em manifestações de artistas reconhecidos no panorama artístico português e estrangeiro. De Abril a Outubro, apresenta um ciclo de exposições em conjunto com o Centro Cultural de Belém e Museu Colecção Berardo, uma parceria tripartida que irá reforçar e potenciar o projecto e respectivo ideal conotado com a massificação da arte.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This