Exposição “Luigi Ghirri. Obra Aberta” inaugura a 28 de março no Museu CCB
O trabalho de um dos mais importantes fotógrafos italianos exposto pela primeira vez em Lisboa.
A Festa do Cinema Italiano, em parceria com o Centro Cultural de Belém, inaugura no dia 28 de março a exposição “Luigi Ghirri. Obra Aberta” do fotógrafo italiano Luigi Ghirri (1943-1992). Esta exposição, com curadoria de Pedro Alfacinha, apresenta cerca de oitenta fotografias produzidas nos últimos doze anos da sua curta mas prodigiosa carreira.
“Luigi Ghirri. Obra Aberta” é a primeira exposição do artista italiano em Lisboa, uma das figuras mais emblemáticas da história da fotografia do século XX.
A década de 1980 viu Ghirri dedicar-se à fotografia de paisagem como campo alegórico para a exploração do mundo à sua volta — interior e exterior. Esta interpretação aberta do conceito de paisagem é evidente em Paesaggio italiano, corpo de trabalho que serviu de base para a seleção que hoje apresentamos e que, mais do que uma série entre outras, serviu como manifesto de uma obra aberta, uma nova forma de fazer fotografia e de olhar o mundo, que deixou uma marca em toda a fotografia de autor que se lhe seguiu, até aos dias de hoje.
“Luigi Ghirri trabalhou ao longo de toda a sua curta carreira numa visão plurilateral da fotografia. A sua experiência como topógrafo, aliada a uma naturalidade na navegação das questões mais profundas da arte e do mundo, manifestaram-se ao longo de toda a sua obra de uma forma constante e consistente. A fotografia é utilizada como um dispositivo de mediação entre Homem, mundo, e suas imagens. A subscrição a um assunto, ou a aderência a uma tendência conceptual, bem como o rigor formal, servem essa visão global da fotografia e do mundo, não o contrário. Esta maneira de estar, esclarecida, permitiu o desenvolvimento de um corpo de trabalho que é profundo na unidade — no sentido em que cada uma das suas imagens tem múltiplas camadas de significado; mas também multifacetado na sua totalidade, como uma bola-de-espelhos onde o trabalho mais afirmativo, o encantamento pela família e os amigos, e até as encomendas brilham e rodopiam sem parar.”, afirma o curador.
Além desta exposição, vai ser exibido no dia 30 de março, no Cinema São Jorge, o documentário “L’Infinito. L’universo di Luigi Ghirri”, realizado em 2022 por Matteo Parisini, sobre a vida do fotógrafo.
“Luigi Ghirri. Obra Aberta” estará patente no Museu Centro Cultural de Belém, no Piso 0, até ao dia 30 de abril e é uma exposição coproduzida pelo CCB Centro de Arquitetura / Garagem Sul e Festa do Cinema Italiano / Associação Il Sorpasso.
A 16ª Festa do Cinema Italiano realiza-se de 29 de março a 6 de abril em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema) e apresenta uma programação durante os meses de abril a julho, em mais de 20 cidades, entre elas: Lisboa, Barreiro, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro e Lagos.
A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do Ministero della Cultura Italiano e da Cinecittà.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados