1

Farming Simulator 17 | Análise

Sem dúvida a melhor entrada na série!

“A mais completa experiência em simulação de agricultura”, é como a Giants Software apresenta o seu mais recente Farming Simulator 17. Uma vez mais, os fãs terão a oportunidade de assumir o papel de um agricultor moderno e, gerindo as suas colheitas e produções, garantir que a sua quinta tem lucro e uma sustentabilidade duradoura. Para isso há que mergulhar neste novo e enorme mundo aberto que surge agora nesta entrada da série, recheada de novos conteúdos – novos ambientes, veículos, animais, colheitas e mecânicas de jogo – sobretudo se for comparado com Farming Simulator 15, visto que o 16 surgiu apenas para as plataformas Android, iOS e PS Vita. É desta forma que o Outono de 2016 traz consigo o regresso de Farming Simulator ao PC. Agora mais amadurecido, pela altura que estiverem a ler esta análise já poderá ser colhido e apreciado pelos fãs e entusiastas desta experiência de simulação!

Como já devem calcular, em Farming Simulator 17 (e nos demais jogos do género) a história que se desenrola é a que conseguirmos “escrever” mediante as nossas capacidades de gestão. Só que a lavoura não é uma vida fácil. Além da tabela de preços das plantações que nos indicam a quem devemos vender e/ou comprar, estabelecendo assim uma boa ou má relação com os outros vendedores, há que também saber fazer a apreciação dos gastos relacionados com veículos, gado e do próprio estado financeiro das nossas propriedades. E isto é apenas a ponta do iceberg.

Claro que nada disto é novidade para os veteranos mas se, tal como eu, esta for a vossa primeira abordagem à série, toda a experiência deste jogo pode ser esmagadora. Felizmente que não foi o caso e isso deve-se ao facto de esta ser uma série que recebe muito bem os estreantes. Além de um extenso leque de tutoriais que podemos percorrer logo no menu inicial, mesmo antes de darmos início à nossa carreira podemos escolher, entre três níveis, qual a dificuldade com a qual pretendemos seguir. Da mais fácil para a mais difícil a experiência de jogo mais parecenças vai ter com a realidade, sobretudo no que toda à economia do jogo. O modo mais fácil é sem dúvida o ideal para os iniciantes, o sistema económico mais clemente que oferece, bem como os preços aplicados às nossas colheitas que são um sonho, garantem que não tenhamos muitas dores de cabeça o que nos permite aprender as várias dinâmicas do jogo com uma certa dose de calma e tranquilidade. Já no Normal, recomendado para quem já se sente mais familiarizado com a série, oferece uma economia mais moderada, com preços para as nossas colheitas e um empréstimo no banco bastante razoáveis. Tudo isto escala, claro, ainda mais no modo mais difícil, claramente indicado para os veteranos à procura do derradeiro desafio. A oscilação económica é bem mais realista, os preços são baixos e a nossa dívida no banco é enorme.

Escolhida a dificuldade e logo após a criação da vossa personagem, vá de trabalhar que já são horas! Tempo é dinheiro e assim que entramos em jogo, o nosso valor monetário disposto no canto superior direito do ecrã rapidamente começa a baixar e depressa nos faz perceber isso mesmo. Ainda bem que uma vez mais, o jogo se pré-dispõe a dar-nos uma visita guiada pela nossa quinta para que fiquemos a perceber por onde devemos começar e o que faz o quê.

 

Claramente este não é um jogo para todos e foi com esta percepção em mente que abracei o desafio de analisar este título. O que encontrei foi uma experiência de jogo minuciosamente complexa, aparentemente esmagadora ao início mas que sem dúvida se torna cada vez mais gratificante quanto mais tempo passamos com ela. Aprendi termos e vocabulário que talvez de outra forma não viesse a conhecer. Aliás, muito do que apreciei neste jogo já tem vindo a ser refinado ao longo da série, o que me mostrou que o interesse e empenho dos produtores em transmitir aos seus fãs (que não são assim tão poucos como muitos podem pensar) a experiência mais completa possível. Isso indica que claro que além do refinar de todo o sistema de jogo, podemos agora contar com cerca de 200 veículos e equipamentos agrícolas autênticos de 70 fabricantes. Isto inclui a presença de novas marcas como a Challenger, Fendt, Valtra e Massey Ferguson. Às plantações surge agora a oportunidade de podermos plantar girassóis e feijão e, no que diz respeito à criação, às vacas, galinhas e ovelhas podemos acrescentar a criação de porcos.

Este empenho por parte dos produtores reflecte-se também no grafismo deste Farming Simulator 17. Visualmente este é o título mais impressionante da série. As máquinas, desde a mais simples ceifeira ao mais robusto dos tractores e comboios surgem com um nível de detalhe de grande qualidade – tanto a nível visual como em termos da sonoridade de que se fazem acompanhar e que é tão distinta. Atravessar os cenários, sobretudo os do novo mapa que nos coloca na América do Norte resultou numa experiência bastante interessante.

Só que não precisam de desfrutar sozinhos de toda a experiência de Farming Simulator 17. O jogo base já por si oferece uma enorme longevidade mas, ainda assim, esta é uma experiência que pode ser partilhada no modo multijogador online, com mais 15 jogadores, com os quais terão de trabalhar em conjunto para garantir o sucesso das várias missões que terão pela frente. Se ainda assim acham que a longevidade é escassa, de regresso estão os mods, prontos a conferir aos jogadores uma dose ilimitada de entretenimento.

 

Farming Simulator 17 é um jogo para fãs e esses seguramente que não ficarão desiludidos com a aquisição deste título que lhes confere novos ambientes, veículos, animais, colheitas e mecânicas de jogo! Os novos desafios introduzidos por este título irão fazê-los ver as horas passar e “quem corre por gosto, não cansa.” Os mais trocistas podem brincar mas o facto é inegável: quem dera a todo o fã que para a sua série preferida pudesse contar com uma equipa de produção tão empenhada em melhorar os seus produtos, sempre com o feedback da comunidade em mente e que lançamento após lançamento conseguisse elevar a sua série a um novo patamar de qualidade, como o faz a Giants Software!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This