Festa do Cinema Francês

A sexta edição decorre em Outubro nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

Pelo sexto ano consecutivo, a melhor produção do cinema francês invade Portugal. A edição deste ano passa por quatro cidades e traz até nós algumas das mais recentes produções cinematográficas do cinema francês. Em Lisboa, a mostra decorre entre 6 e 16 de Outubro (Fórum Lisboa e Instituto Franco-Português), no Porto entre 13 e 16 de Outubro (Teatro Rivoli, Cinemas Cidade do Porto), em Coimbra de 17 a 20 de Outubro (Cinemas Millenium) e em Faro de 1 a 3 de Novembro (Teatro Municipal).

Em cartaz estão 32 longas-metragens dos mais diversos géneros cinematográficos estreados (e alguns por estrear) este ano em França. Grande parte destes filmes vai ser distribuído comercialmente em Portugal.

Apesar da extrema qualidade geral do cartaz, é inevitável destacar algumas obras. Realce para a presença dos mais recentes filmes de Costa-Gravas (“Le Couperet”), Patrice Chéreau (“Gabrielle”) e Michel Piccoli (“C’est pas tout à fait la vie dont j’avais rêvé”). Para além destes, uma nota de atenção para  “Arsène Lupin”, “Joyeux Nöel” (filme escolhido por França para concorrer ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro), “Kilometre Zero” (1ª obra a ser filmada no Iraque pós-guerra), “Les Revenants” (um filme de zombies, premiado no Fantasporto), “La Marche de l’Empereur” (o filme francês mais visto de sempre nos EUA) e “Les Poupées Russes” (sequela do aclamado “A Residência Espanhola”).

Para além dos filmes em exibição, há também actividades paralelas. Esta 6ª edição traz-nos uma homenagem às escolas portuguesas de cinema e, em particular, à Escola Superior de Teatro e Cinema, que vai decorrer na sessão inaugural e durante a Festa em Lisboa e no Porto. Com vista a um maior diálogo entre escolas portuguesas e francesas, vão realizar-se encontros de debate entre cineastas de ambos os países em torno das suas primeiras obras. Estes encontros decorrem entre os dias 10 e 13 no Instituto Franco-Português e são abertos a todo o público.

A Cinemateca também se associa à Festa do Cinema Francês, nomeadamente com a homenagem prestada a Fanny Ardant (“8 Femmes”, “Elizabeth”). A conhecida actriz francesa verá dois dos filmes pouco conhecidos do público português em que participou serem exibidos na Cinemateca Portuguesa.

Mas os filmes não se ficam pelas salas de cinema. A 2: vai exibir três filmes: “L’ Anglaise et Le Duque”, “Vidocq” e “Swimming Pool”. Para além da televisão, a Escola Superior de Teatro e Cinema (na Amadora) e a FEMIS (em Paris) exibem diversas curtas-metragens portuguesas e francesas, criando assim laços entre o Festival de Cinema Francês, em Lisboa, e a cidade de Paris, onde serão exibidas quatro curtas. Por fim, as lojas FNAC associam-se a este evento através da exibição de filmes editados recentemente em DVD: “Les Choristes”, “Immortel” e “Nathalie”, entre outros.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This