Festival Português @ Paris

A capital francesa recebe durante todo o mês de Junho o 4º Festival de Artes e Cultura Portuguesa.

Depois de Londres (2002 e 2003) e de Barcelona (em 2004), o Festival de Artes e Cultura Portuguesa vai invadir Paris durante todo o mês de Junho. Assim, alguns dos projectos mais interessantes no mundo das artes nacional podem apresentar o seu trabalho na capital francesa. Este evento é da responsabilidade da Associação Número, que continua a dinamizar a cultura em Portugal e merece todo o nosso apoio.

O vasto programa do festival abrange praticamente todas as áreas da produção artística nacional e espalha-se por toda a cidade.

A fotografia de Rita Carmo vai estar exposta na Fnac de Les Halles, bem como no Bar do Hotel Prince de Galles. Nesta mostra, a nova música portuguesa está representada em alguns dos trabalhos que Rita Carmo efectuou durante estes últimos anos.

O Point Éphémère – Centro de Artes, é um dos principais locais do festival. Este importante local cultural da capital francesa recebe a obra de Maria Lusitano (instalação de video), Pedro Valdez Cardoso (escultura), Rodrigo Oliveira (instalação) e Rui Silveira (performance), para além de um concerto dia 9 de Junho, que conta com a participação de Vera Mantero, Nuno Rebelo, Vitor Rua com o projecto “So Happy Together”, Nicorette, Micro Audio Waves, Bulllet e Dj Nel’Assassin.

Rodrigo Leão estará também presente em Paris para um showcase na FNAC de “Les Halles” dia 9 de Junho.

No que diz respeito à música, será editada uma compilação através da Fonoteca Municipal de Lisboa, intitulada “Portugal: A new sound portrait”, que pretende divulgar a nova música nacional em França, um país que, para além de ser culturalmente muito próximo a Portugal, tem uma extraordinária comunidade de emigrantes portugueses. Nesta compilação estão representados os Micro Audio Waves, Bulllet, Mecanosphere, Stealing Orchestra, Loosers (com um tema inédito), X-Wife, Wray Gunn e muitos outros artistas e projectos nacionais.

A 7ª arte não foi esquecida e, entre 15 e 27 de Junho, decorrem dois ciclos no “Cinéma du Panthéon”. O primeiro, “Cruzamentos entre o Documentário e a Ficção no Cinema Português (1930-2004)” pretende mostrar uma retrospectiva do cinema documental português enquanto que o segundo ciclo, “Panorama do Cinema Português Contemporâneo”, exibe alguns dos mais recentes filmes produzidos em Portugal.

Está ainda prevista a edição do livro “Mutants II”, uma antologia franco-portuguesa de literatura e arte, bem como uma edição especial da “N_Número Magazine”, com a participação de personalidades portuguesas e francesas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This