rdb_fimfa2010_header

FIMFA LX 2010

O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas de Lisboa celebra 10 anos de existência e nós ajudamos a soprar as velas. Até 30 de Maio dezenas de companhias de 13 países vão invadir diversos espaços da cidade de Lisboa.

O FIMFA LX já está crescido. O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas de Lisboa celebra 10 anos e traz de novo a Lisboa a magia e a cor das marionetas. Durante 25 dias, o festival apresenta quase 100 espectáculos de cerca de 27 companhias nacionais e internacionais de treze países diferentes. O Festival arranca dia 6 de Maio, e decorre até dia 30 em diversos espaços de Lisboa.

O melhor do FIMFA LX em retrospectiva

Na programação deste ano, A Tarumba volta a apostar na qualidade dos espectáculos apresentados e na sua itinerância. Ou seja, para além das apresentações que vão estar espalhadas um pouco por todas as salas de Lisboa – Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Maria Matos, CCB, Museu do Oriente, Cinema São Jorge e CAMa – Centro de Artes da Marioneta – e nas ruas, o Festival vai ter também uma extensão no Teatro Municipal de Guarda.

Como já é habitual, os espectáculos vêm de vários pontos do mundo: Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França, Finlândia, Holanda, Japão, Reino Unido, República Checa, Taiwan e, é claro, Portugal. E cruzam diversas expressões artísticas, desde as técnicas e propostas estéticas estabelecendo ligações entre a marioneta, a dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas, marionetas contemporâneas, tradicionais, teatro de objecto, espectáculos de grande formato e de pequenas formas.

O FIMFA preparou ainda uma surpresa para esta edição comemorativa: convidou as companhias que têm marcado presença em edições anteriores a recriar os melhores momentos do Festival, em jeito de “Best Of”.
Para além dos espectáculos, há ainda documentários, conversas com os criadores, workshops e laboratórios de criação de marionetas entre outras actividades paralelas.

O Programa é vasto, por isso, o melhor mesmo é consultarem o blog do FIMFA para não perderem nada desta viagem apaixonante ao universo destas criaturas ora encantadoras ora temperamentais.

Espectáculos para todos

A Tarumba – Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, pelo décimo ano consecutivo, o FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, com direcção artística de Luís Vieira. O projecto começou em 2001 com uma missão: promover e divulgar uma arte que sempre foi negligenciada e colocada à margem das restantes expressões artistícas: o universo das marionetas e das formas animadas.

Graças ao trabalho d’A Tarumba e do seu Director Artístico Luís Vieira, as marionetas têm vindo a ser trazidas cada vez mais para o centro das artes performativas em Lisboa, mas também noutros pontos do país por onde o FIMFA tem passado. Ao longo de 10 anos, o Festival tem-se mostrado um projecto artístico renovador e aberto a novas tendências, de dimensão internacional, que tem desconstruído a ideia de que as marionetas e as formas animadas são apenas para as crianças. Aliás, em entrevista à RDB no ano passado, Luís Vieira revelava-nos precisamente o contrário, que a maior parte do público que assiste aos espectáculos é constituido por adultos. Exemplo disso é o projecto “Mironescópio – A Máquina do Amor”, espectáculo inspirado nos primeiros peep shows do século XIX que coloca o espectador na posição de voyer numa viagem surpreendente ao universo erótico, espectáculo que será reposto também no Festival (dias 18 e 19 de Maio no CAMa – Centro de Artes da Marioneta) e que aproveitamos já para recomendar.

O Programa é vasto, por isso, o melhor mesmo é consultarem o blog do FIMFA para não perderem nada desta viagem apaixonante ao universo destas criaturas ora encantadoras ora temperamentais.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This