capte-6

Gyedu-Blay Ambolley @ B.Leza (17.05.2023)

Felizmente têm-se tornado mais recorrentes actuações ao vivo, em nome próprio, de músicos e bandas oriundos de locais menos usuais e comerciais, circuito onde o trabalho da promotora Ao Sul do Mundo merece óbvio destaque. Isto é apenas possível tendo à mercê um público mais atento e interessado, certamente alimentado por certames de renome como o FMM de Sines ou o Festival Med em Loulé (entre outros de menor dimensão mas cuja existência é igualmente preponderante para estes avanços), para além da abertura de portas providenciado pela auto-estrada da informação.

Foi portanto como uma brisa refrescante que recebemos a vinda de Gyedu-Blay Ambolley e sua banda às instalações do B.Leza. E a verdade é que o sentimento de frescura era ainda mais acentuado à saída do concerto. O James Brown do Gana, como é frequentemente denominado, esteve em palco acompanhado por sete músicos, entre bateria, percussão, guitarra, teclados, baixo e um duo de metais. O mestre de cerimónias vai repartindo o seu tempo entre funções de orquestrados, saxofonista e vocalista.

Como é usual no highlife, género musical que a mestre ganês pratica com a sua vasta banda, a fatia de leão da performance focou-se na parte instrumental das suas composições, que vai muitas vezes rodando entre os diversos intérpretes em palco, mas com evidente pendor para os metais. Além da alegria natural dos músicos, a tons emitidos pelo trombone de vara e o trompete espalharam riqueza por toda a sala do B.Leza, colocando simultaneamente um permanente sorriso em todos quantos iam abanando a anca e mexendo os pés. Até porque os ritmos complexos da bateria, coadjuvados pela percussão, impedem qualquer dos presentes de estar absolutamente parado.

Não admira, portanto, que os laços entre Gyedu-Blay Ambolley e comparsas e o público se tenham construído de forma rápida e sólida, num serão que deu direito a dois encores e com o músico ganês a permitir inclusivamente discos pedidos na última faixa interpretada, numa clara demonstração de que ambas as facções desfrutaram bastante do concerto.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This