rdb_artigo_harlotshoes

Harlot Shoes

Um excelente exemplo de sucesso nacional.

Sapatos são o paraíso e o inferno do imaginário feminino. São tema que nos coloca no limbo, que nos deixa em banho-maria, num purgatório qualquer até conseguirmos proferir um discurso claro e objectivo, sem mais do que um brilho nos olhos e cócegas nos dedos dos pés. Até há bem pouco tempo, quem me dizia a mim que o nosso pequeno recanto ibérico alberga das mais importantes marcas de calçado da Europa e do mundo? A importância ganha contornos mais ricos quando se dá a percepção de que o calçado não só “é nosso” como alia factores-chave para vencer no mercado internacional e poder desfilar nas mais importantes feiras e festivais de moda.

A Hard Hearted Harlot Shoes é um bom exemplo de sucesso nacional, resultante da colaboração entre a fábrica portuguesa Meigo e os designers de calçado ingleses Carol e Peter King. A parceria não poderia ter combinado melhor os aspectos quase antagónicos tradição e design de vanguarda. Sim, nós, os pequenos portugueses, somos afinal dotados de uma das mais modernas indústrias de calçado do mundo, cujos sistemas de fabrico e técnicas artesanais sobre pele nos colocam como artesãos do calçado, as fadas sapateiras dos sonhos de muitas donzelas. A este aspecto soma-se o bónus de design moderno e materiais inovadores projectados pela dupla King, a partir de Girona, Espanha. Estes contam com inspirações do mundo da alta-costura, procurando o distanciamento das restantes marcas concorrentes pela concepção de designs únicos, inconfundíveis.

A Harlot – que no inglês reporta a uma terminologia feminina ambígua e muito arrojada, a bem dizer – posiciona-se como uma marca inconformista destinada a mulheres cosmopolitas, multifacetadas, espelhos da contemporaneidade: activas e doces de dia, chiques e excêntricas de noite.

Da fábrica de S. João da Madeira saem peças de calçado muito fortes, cuja originalidade vai mais além da cor, passando por desenhos que recordam o retro-chic passeado nos pés de divas dos anos 70, apostando também na remodelação do design do típico salto alto e aplicações fora do comum. Pode não despoletar uma paixão à primeira vista, mas a pormenorização, detalhe e contrastes gráficos de cada par fazem da colecção Outono/Inverno – recentemente apresentada na Bread & Butter Barcelona, referida na nossa última edição – um mostruário muito interessante, um verdadeiro caso para enamoramento lento que se vai entranhando e fazendo querer mais e mais.

Sem dúvida que os detalhes valorizam as peças. Eu que o diga, uma vez que gelei com a observação de aspectos como o salto e aplicações: uma mulher que queira demarcar a sua individualidade e destacar-se entre a multidão, com certeza que o faz com outro estado de espírito se apoiada num salto forrado e com aplicações… mais ainda se a aplicação for de um origami! E esse passo, é cunho de diferença.

No seguimento do arrojo visual palpável de pé em pé, a dita diferença trazida pela Harlot tem como bom reflexo uma estratégia de comunicação que tem conseguido aproximar o consumidor da marca, através do arrojo sobre novos meios. Foi precisamente na categoria de New Media que a Harlot Shoes foi premiada no ano passado, com Ouro, pelo muito prestigiado Festival do Clube de Criativos de Portugal. Desde 2007 que a evolução da marca e seu distanciamento em relação às demais é pautado pela forma inovadora como comunica as suas colecções pelas mais-valias de criatividade, interactividade, utilidade e originalidade em webdesign. Através de uma plataforma dinâmica de navegação, podemos constatar a aposta técnica e criativa como espelho da reiterada inovação e dinamismo que já haviam justificado o prémio de melhor website em 2007 pela Website Design Awards.

Este mês, com presença marcada nas feiras Pure London e WSA em Las Vegas, podemos sorrir todos mais um bocadinho com este doce nacional… tentar espantar o cinzentismo com uma pitada de orgulho nos pés, que podem não ganhar fama por dar pontapés na bola, mas que sem dúvida calçam bem o país e o mundo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This