afia

Já não há cozinheiros. Só chefs

For a growing number of Americans, cooking, an activity that was once an obligation has become a spectator sport.

– The New York Times, 1989

Raw food, gluten free, whey protein, detox diet. Jargão como este invadiu blogs de culinária, programas de tv, media em geral e conversas de café. Porquê? Porque cozinhar e comer (bem) tem pinta.

A preocupação com a saúde e o corpo, a (des)informação sobre dietas e tabelas nutricionais, o fenómeno retro, o regresso ao natural e ao biológico e até a malfadada crise foram responsáveis por uma nova consciência que incentivou as pessoas a reflectir sobre aquilo que comem e que, consequentemente, as levou de volta para a cozinha.

Aquela que em tempos foi uma actividade quase reservada unicamente à esfera doméstica ou à cozinha de topo é hoje uma arte cuja informação está acessível à maioria. Reality shows sobre comida e cozinha “vendem-se” por toda a TV como ‘pãezinhos quentes’. Tachos luzidios, cozinhas design e pratos suculentos alimentam os serões e os sonhos daqueles que optaram por voltar a meter a mão na massa e reaprender como funciona um fogão. Já não há cozinheiros. Só chefs.

Cultura, estilo de vida, técnica. A cozinha envolve tudo isto. Conquista tanto velhos apaixonados pelo tema, como desperta novos amores. Tem charme e está na moda.

Prova disso é toda a indústria criada em redor do tema. Além do Master Chef e companhia, outras receitas de sucesso como os livros de culinária de celebridades e o culto dos chefs de cozinha são apontados como os responsáveis pela transformação da comida e da culinária em superstars.

E o que seriam os nossos passeios pela Net sem uma visitinha a um blog de receitas que nos aconselha 3 ou 4 itens que (acreditamos nós) a nossa cozinha realmente precisa?

6. Karoto
A afia para vegetais!

Morning Mug
Caneca que muda de “expressão” quando cheia com café. Tal como acontece com quem o bebe!

Joie Slicey, Egg Slicer
Para cortar ovos com mestria.

The Ex
Para cortes certeiros e irrepreensíveis

 

Snow Glob Salt and Pepper
Temperar a comida com globos de neve é outra coisa.

A comida hoje não é apenas um bem essencial à sobrevivência. É sensual e convida todos os utilizadores do instagram para um blind date.

Já não existe uma separação entre as elites da culinária e o cozinheiro amador. Todos podem opinar sobre comida. Até porque a informação está por todo lado. Tão contraditória como a vastidão de opiniões lhe permite ser.

Mas cozinhar não é apenas o brilho da indústria do entretenimento. É família e amigos. É conexão e tradição. Uma óptima desculpa para reunir numa mesma ocasião duas das coisas que maior felicidade nos trazem- comida e boa conversa.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This