JustLX – Lisboa Contemporary Art Fair
O tríptico “Mala Hierba” (Erva Daninha), de Estefanía Martín Sáenz, vence o I Prémio de Arte Emergente da Fundação Millennium bcp na 1ª edição da JustLX – Lisboa Contemporary Art Fair
A primeira edição do I Prémio de Arte Emergente Fundação Millennium bcp foi atribuída, sábado, na feira JustLX – Lisboa Contemporary Art Fair, sendo o tríptico “Mala Hierba” (Erva Daninha), da artista Estefanía Martín Sáenz, presente na galeria Gema Llamazares, a premiada pelo júri.
A seleção do júri tinha apurado também como finalistas as obras “Esponja / Mil Folhas”, de Sofia Macate, na galeria Monumental (Lisboa); e a série “S / T”, de Miguel Marina, na galeria Nordés (Santiago de Compostela).
A entrega do prémio contou com a presença de Fernando Nogueira, Presidente da Fundação Millennium bcp e de Miguel Honrado, Secretário de Estado da Cultura, que reconheceram o mérito da aposta na arte jovem e na sua formação para o património futuro de todos.
O júri era composto pela colecionadora espanhola Alexandra Fierro, o curador português Sandro Resende e Daniel Silvo, artista espanhol e um dos diretores da feira.
Ao prémio concorreram um total de 22 obras, de 22 galerias presentes na feira, tanto portuguesas (6), espanholas (13), como internacionais: México (1), Brasil (1) e EUA (1).
O júri salientou na obra de Estefanía Martín Sáenz, a sua forma de trabalhar o material plástico, os tecidos e a utilização delicada do desenho e das veladuras, bem como o tema vinculado à natureza e as relações do Ser Humano com o ambiente natural, tema central da feira JustLX. A artista, natural de Bilbau, e presente na galeria Gema Llamazares de Gijón, apresentou também, várias outras obras desta mesma cidade, no seu stand.
Estefanía Martín Sáenz é licenciada em Belas Artes pela Universidade C.E.S. Felipe II e expôs as suas obras em prestigiadas instituições como a Fundação Focus-Abengoa, o Centro de Arte Juvenil da Comunidade de Madrid, ou o Museu Lázaro Galdiano, entre outras. Os seus trabalhos fazem parte de importantes coleções como Martínez Guerricabeitia, a Coleção do Sudeste da Confederación Sindical de Comisiones Obreras (Confederação Sindical das Comissões Laborais), Coleção DKV e a Fundação Canária para o Desenvolvimento da Pintura. Em junho próximo irá inaugurar a XV Edição do Programa Ligações com o Museu de Desenho e Ilustração, em conjunto com a Fundação Banco Santander.
A galeria Gema Llamazares é uma das mais prestigiadas em Espanha, dada a sua vasta trajetória e a sua aposta na arte mais emergente, novamente reconhecida agora com este prémio.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados