rdb_kino13_header

KINO 2013

Mostra de Cinema de Expressão Alemã. De 24 de Janeiro a 3 de Fevereiro

KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, está de volta a Lisboa. Celebra este ano a sua 10ª edição e entre 24 de Janeiro e 3 de Fevereiro será possível assistir ao melhor cinema feito na língua alemã.

Logo no dia 24, na sessão de abertura (passatempo AQUI), será exibido o filme “Barbara”, de Christoph Petzold, um drama que conta a história de Barbara, uma jovem médica na antiga RDA dos anos 80, que tenta obter um visto de saída e é punida. Este filme foi o candidato alemão ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, para além de ter ainda vencido o Urso de Ouro na Berlinale 2012.

Na programação principal, destaque para “Kriegerin” (“A Guerreira”), uma longa-metragem de ficção que retrata Marisa, pertencente a um grupo de extrema-direita, abordando aspectos políticos relevantes actualmente, e ainda “Die Wand” (“A Parede”), a adaptação de um romance homónimo importante na literatura feminista, sendo a personagem principal interpretada por Martina Gedeck (“A Vida dos Outros”). A nível documental, destaque para “Grenzfalle” (“Situações Fronteiriças”), onde o realizador Kurt Langbein acompanha o escritor Robert Menasse a percorrer algumas fronteiras da Áustria, tendo como resultado uma reflexão sobre as próprias fronteiras da Europa.

Paralelamente, e um dos grandes destaques desta edição, decorrerá o ciclo “Para além de Oberhausen”, coincidente com a comemoração do 50º aniversário do Goethe-Institut Portugal. Este ciclo, a ter lugar no Nimas, inicia com “Parallelstrasse” (“Rua Paralela”), de Ferdinand Kitt, um dos assinantes do “Manifesto de Oberhausen” (manifesto por um novo cinema alemão, de 1962), continuando com curtas-metragens de outros assinantes do manifesto. Esta secção conta ainda com filmes de realizadores que contribuíram para a internacionalização do cinema alemão, tais como Wim Wenders ou Fassbinder.

O melhor de dez anos do KINO também foi pensado para esta edição, tendo como resultado uma maratona de três dias e três noites (1, 2 e 3 de Fevereiro) em que serão apresentados os melhores filmes desta última década, como por exemplo a comédia “Almanya” (“Bem-vindos Alemanha”), apresentada na última edição. Como esta é uma mostra de comemoração, também o bicentenário dos contos dos irmãos Grimm está contemplado, através das já habituais secções “Mostra para Escolas” e “Cinema para Jovens”, direccionadas para o público mais novo.

E como nem só de filmes vive o KINO, no dia 25 de Janeiro terá lugar a festa “KINO 2013 Cineparty”, um baile de máscaras no auditório do Goethe-Institut Portugal, com direito a prémio para o melhor disfarce.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This