CAMPO PEQUENO LEGO(R) FAN EVENT

LEGO – 80 anos a brincar bem

O Campo Pequeno oferece, de 25 de Abril a 1 de Maio, uma oportunidade diferente de brincar em família, apreciar verdadeiras obras de arte ou simplesmente matar saudades

Ainda me lembro de quando recebi o meu primeiro LEGO. Não tinha mais de seis anos e ditou o rumo da minha infância. Era um LEGO “Fabuland”, um modelo que tinha figuras maiores, de animais. Lembro-me do prazer que me deu decifrar as instruções de montagem e ver nascer, à minha frente, uma construção feita por mim. Ao escrever estas linhas recordo esse momento, bem como tantos outros que se seguiram, com um sorriso. Daqueles que duram.

A partir daquele dia, no Natal ou aniversário, só pedia duas coisas: LEGO, ou dinheiro para comprar LEGO. As minhas brincadeiras deixaram de ser jogar à bola na rua ou andar de bicicleta e passaram a ser imaginar, construir, criar. Perante o olhar aterrado da minha mãe, misturava as peças e erguia cidades ou bases espaciais futuristas. Depois passava semanas a separá-las para as respectivas caixas. A este ritmo fui crescendo e pautando a minha infância.

CAMPO PEQUENO LEGO® FAN EVENT - PreciosidadesPreciosidades em exposição

Assim como a mim, estas quatro letras inspiraram um número incontável de pessoas, através de diferentes gerações. LEGO. Leg godt. Brincar bem. Foi sob este lema que o dinamarquês Ole Kirk Christiansen começou a fabricar brinquedos de madeira e acabou por criar uma marca de referência que já passou a fasquia dos 80 anos. Uma marca que cresceu com peças simples e multifuncionais, mas que não deixou de acompanhar a evolução da forma de brincar dos mais novos. A LEGO não só oferece hoje uma panóplia de modelos baseados em temas populares, como o “Star Wars” ou o “Hobbit”, como também já chegou às consolas, ao cinema e à moda infanto-juvenil.

CAMPO PEQUENO LEGO(R) FAN EVENT - ConsolasO “GTA” Lego já disponível na Wii U

É precisamente uma viagem pela história e pela diversidade deste universo o que nos oferece o Campo Pequeno LEGO Fan Event 2013, a decorrer naquela icónica praça de touros lisboeta entre os dias 25 de Abril e 1 de Maio. O objectivo deste evento passa por promover o hobby LEGO entre os mais novos e também a cidade de Lisboa, uma vez que terá transmissão para todo o mundo através dos canais da marca. Em exposição estarão construções que prometem maravilhar tudo e todos, desde réplicas do Cristo-Rei ou da Torre de Belém até à Câmara Municipal de Lisboa ou ao Estádio da Luz, que conta com mais de cinco mil figuras nas bancadas.

CAMPO PEQUENO LEGO(R) FAN EVENTCampo Pequeno

 

CAMPO PEQUENO LEGO(R) FAN EVENTTorre de Belém

A inauguração do evento, dia 24, contou com a presença do embaixador dinamarquês em Lisboa e com a apresentação da curta-metragem “The Lego Story: 80 Years”, uma retrospectiva animada da génese da marca. Algumas das obras estavam ainda a ser terminadas para a abertura ao público. Gerardos Brands, um dos construtores responsáveis, teve a seu cargo o projecto megalómano de projectar e erigir uma cidade. O desafio maior, conta, foi uma montanha, com vários níveis de altura e que inclui uma mina e uma linha de comboio. A cidade levou “dois meses e centenas de milhares de peças” a construir.

Gerardos fala com um brilho nos olhos, aquele brilho que nasce no mesmo lugar que o meu sorriso no início deste artigo (que ainda não desapareceu, por sinal). Observo-o enquanto vai completando os últimos detalhes. Recordo que o meu verdadeiro prazer não era brincar, mas construir, peça por peça, marcando pausas solenes entre cada passo do livro de instruções. Cada momento era puro prazer prolongado ao máximo. Olhando à minha volta não consigo deixar de sentir uma pontinha de inveja. Para o ano voluntario-me.

Fotografia de Rita Mota



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This