rdb_lumia610_header

Nokia Lumia 610

O Windows Phone mais barato do mercado

Depois de muitas tentativas falhadas na abordagem do mercado de smartphones, a Nokia optou por associar-se à Microsoft e ao sistema operativo Windows Phone de forma a aproximar-se dos maiores fabricantes mundiais. Os modelos Lumia têm como principal mérito a criação de uma válida terceira opção, principalmente devido ao seu design e algumas características que sempre foram associadas à marca finlandesa: excelentes câmaras e software de navegação/mapas. Infelizmente, o sistema operativo (Windows Phone 7.5) ainda não foi capaz de chegar “aos joelhos” (sim, já passaram os tornozelos) da concorrência (iOS e Android), tanto em número de aplicações como nas funcionalidades das aplicações existentes. Tendo em consideração que a Microsoft irá lançar no Outono o Windows Phone 8 e que os actuais modelos Lumia não serão actualizados, será que faz sentido comprar um telefone Lumia? A resposta é não, se considerarmos os telefones mais “caros”, mas é talvez, se considerarmos os telefones mais “simples” e baratos. É neste segmento que se enquadra o Lumia 610.

Sendo o telefone “de entrada” da gama Lumia, o 610 é claramente aquele com as especificações mais modestas, nomeadamente ao nível do CPU (800 Mhz) e RAM (256Mb). Infelizmente, estas características limitam imenso o seu desempenho (principalmente o multitasking), bem como o leque de aplicações disponíveis no mercado (o Skype é um dos exemplos). Com apenas 8 GB de armazenamento interno e sem possibilidade de utilizar cartões de memória, este Lumia não é o indicado para quem pretende colocar muito conteúdo (música, imagens e vídeo) no telefone. Esta condicionante poderá ser ultrapassada utilizando cloud services como o Skydrive da Microsoft (cuidado com os limites de tráfego em 3G!).

Ao contrário do Lumia 800, o dispositivo tem as extremidades curvas, bem como a possibilidade de remover a bateria. Mesmo sendo um pouco mais “grosso” que outros smartphones, este Lumia tem um excelente look & feel. Com um ecrã de 3,7 polegadas (um pouco maior que o ecrã do iPhone), o Lumia 610 tem um botão dedicado para a câmara (5 MP 2592×1944 pixels; Autofocus; Flash LED), que, teoricamente, é uma vantagem, pois permite ir directamente para a aplicação e captar rapidamente um momento, mas que na prática é quase inútil devido ao tempo que a aplicação demora a abrir.

Como foi referido, o Lumia 610 tem como sistema operativo o Windows Phone 7.5 (ver todos os detalhes do seu funcionamento na review do Lumia 800) e devido à sua “leveza” a navegação é muito fluída. Sendo um telefone Nokia é possível utilizar as aplicações de navegação e mapas proprietárias da marca finlandesa e que na minha opinião continuam a ser as melhores do mercado, nomeadamente para Portugal. As aplicações de música são também muito funcionais e simples de usar. Com o telefone são disponibilizados earphones da Nokia, provavelmente os melhores (que acompanham os telefones) que tive oportunidade de experimentar.

Tal como seria de esperar, a câmara deste Lumia 610 é uma das suas principais “armas”. Embora não esteja ao nível dos telefones de “topo” como o Lumia 800, Galaxy S3 e iPhone 4S, a qualidade das fotografias e do vídeo (HD 720p) é bastante aceitável e as opções de customização (ISO, etc) são muito úteis.

A Microsoft anunciou recentemente as funcionalidades do Windows Phone 8 e que o mesmo estará disponível no Outono deste ano. Infelizmente, todos os actuais modelos com Windows Phone 7.5 não serão actualizados para essa nova versão, sendo disponibilizada uma versão (7.8) com as alterações ao nível do interface. Esta “sinceridade” da Microsoft poderá ser apreciada pelos consumidores mas irá obviamente ter um grande impacto nas vendas dos actuais modelos e no desenvolvimento de aplicações. Desta forma, o esforço para aproximar o mercado de aplicações aos já maduros da Apple e Google poderá ter sido em vão. Embora já seja possível obter grande parte das principais aplicações no Windows Phone, falta diversidade e aplicações que criem algum hype (como por exemplo quando o Instagram ou o Flipboard foram lançados para iOS).

Devo comprar um Lumia 610?

Este modelo é indicado a quem procura adquirir o seu primeiro smartphone, gosta de dispositivos Nokia, tem um orçamento limitado e não liga nenhuma às actualizações de sistema. O Windows Phone é um sistema operativo intuitivo e simples, as aplicações Nokia que são disponibilizadas funcionam bastante bem, a câmara é razoável e a conectividade com a suite Office (através do Skydrive) é excelente.

Quem estiver a pensar em adquirir este dispositivo tem que estar consciente das limitações de performance e dos “míseros” 8 GB de memória interna que não vão permitir carregar muito conteúdo e utilizar este telefone como um leitor de música/vídeo.

Uma última nota para os jogos. Embora existam centenas de jogos no mercado, muitos dos títulos disponíveis não correm no Lumia 610.

O Lumia 610 está disponível (em preto) em exclusivo na Vodafone por 189,90 euros. Poderá ser também adquirido livre de operador por 279,90€ (Fnac).

PRÓS

Design
– Câmara, Nokia Apps e Office
– Preço

CONTRAS

– Especificações técnicas que limitam o número de aplicações que podem ser utilizadas e que têm impacto na performance
– Poucas aplicações no mercado
– Sistema Operativo sem actualizações futuras (major releases)
– Falta de conectivade com o MS Exchange



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This