“MAL VIVER” de João Canijo, candidato de Portugal à Nomeação para Melhor Filme Internacional nos OSCARS 2024
Premiado em Berlim com o Urso de Prata - Prémio do Júri, estreado entre nós com enorme sucesso de crítica e público (quase 17 mil espectadores, a que se somam os 12 mil de Viver Mal), o filme de João Canijo foi agora escolhido pela Academia Portuguesa de Cinema como o filme português a ser proposto para a nomeação como Melhor Filme Internacional nos Oscars 2024.
Depois de uma votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC), que decorreu entre 15 de agosto e 12 de setembro, “Mal Viver” foi o filme mais votado. Em consideração estavam também “Légua”, de Filipa Reis e João Miller Guerra (Uma Pedra no Sapato), “Nayola” de José Miguel Ribeiro (Praça Filmes), e “Viver Mal”, também de João Canijo (Midas Filmes).
Produzido e distribuído pela Midas Filmes, “Mal Viver”, com realização de João Canijo, surge como a primeira parte de um díptico com a longa-metragem “Viver Mal” e parte da ideia de como as mães determinam a desgraça das filhas, que por sua vez vão determinar a desgraça das netas. É um filme sobre a ansiedade de ser mãe e como isso provoca incapacidade de amor incondicional. Três gerações de mulheres vítimas da ansiedade das suas mães.
Com antestreia no Festival de Berlim, na competição oficial, “Mal Viver” arrecadou o Urso de Prata – Prémio do Júri, tendo também recebido o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Montevideo e o Grande Prémio e o Prémio do Público no Festival de Las Palmas de Gran Canária, em Espanha.
A 96ª edição dos Óscares acontece no dia 10 de março de 2023, em Hollywood, Los Angeles (EUA).
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados