Manel, o menino que gostava de comboios

Manel, o menino que gostava de comboios

A felicidade chegou à linha dois

Para uma criança a felicidade pode estar nas mais simples coisas da vida. Um beijo da mãe, uma brincadeira com o pai, um docinho da avó ou, então, ver um comboio ao vivo e a cores, com o seu “Pu-Pu!!” apressado e tudo!

“Manel, o menino que gostava de comboios” (Oficina do Livro, 2014) é o mais recente livro escrito pela apresentadora de televisão Tânia Ribas de Oliveira. A simpática profissional da televisão pública lança assim o seu terceiro livro infantil. Depois de nos apresentar “Sara, a menina que gostava de chuva” e “Tiago, o menino que gostava de cães”, Tânia Ribas de Oliveira fala-nos agora de Manel cujo grande sonho era ver um comboio de perto. Depois de tantas horas de brincadeira com a sua pista grande, com luzinhas e sons, Manel queria viver a emoção de visitar uma estação de comboios. Então, a mana e a avó levam-no até Santa Apolónia onde os olhos do menino se prenderam ao final da linha, aguardando com entusiasmo vislumbrar um comboio no horizonte. Quando o comboio vindo do Porto parou na linha dois, o Manel era o menino mais feliz do mundo e demonstrava-o aos saltinhos. Mas as emoções daquele dia ainda não tinham terminado…

“Adoro escrever livros para crianças e gosto muito mais ainda de saber que as crianças gostam de os ler!” confessou a autora no seu blogue pessoal. As razões para tal êxito estão assentes, provavelmente, na escrita simples e terna com que Tânia Ribas de Oliveira nos conta histórias de pequenos sonhos, à luz de tenras idades.

As ilustrações de Martina Matos, que já antes havia ilustrado os dois livros anteriores da autora, acompanham toda a sonoridade da história. O traço, as cores e a realidade impressa nos rostos e expressões lembram as histórias clássicas de infâncias passadas. Folhear pela primeira vez este livro é parar o olhar encantando em cada uma das ilustrações e, então, deixar fermentar a curiosidade de conhecer a história, de a contar vezes e vezes depois.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This