3DS_MarioAndLuigiBowsers

Mario & Luigi: Bowsers Inside Story + Bowser Jr.’s Journey | Análise

Depois do lançamento de um port para a Nintendo Switch sob a forma do New Super Mario Bros U Deluxe, desta vez é a 3ds (no fim da sua longa vida, na minha opinião) que recebe um pouco de Mario love, antes de deixar o palco principal.

Este título, porém, não tem muito em comum com o port que foi lançado para a Switch como referi. É muito mais virado para a história que é criada em torno do Bowser e de uma epidemia que se tem alastrado em Mushroom Kingdom. Não se torna um jogo menos interessante por isso, pelo contrário. Uma história original – mesmo que rebuscada – é sempre uma boa ideia de reviver.

O que temos de mais parecido aqui com os restantes jogos do canalizador mais famoso do mundo é isso mesmo, o tema. O resto, é completamente diferente do que estamos habituados. Desde forma de combate, a personagens e até mesmo as vozes, tudo tem o seu charme que apenas esta linha do Super Mario oferece.

Não digo, porém, que seja um jogo para toda a gente. Diria que quem aprecia jogos como o Paper Mario, irá aproveitar muito mais o conteúdo oferecido aqui do que, propriamente, quem quiser apenas relaxar um pouco e jogo o típico Super Mario.

Deixemo-nos de introduções e avancemos para o que interessa. O jogo tem como protagonista o Bowser… sim pessoal, o Bowser! Desta vez, não serão apenas os nossos conhecidos irmãos dos canos que irão ajudar a resolver o mistério da doença que se alastra no mundo do Mario mas Bowser também tem umas coisas a adicionar à jogabilidade.

Sendo o modo de combate em turn based, as personagens lutam por turnos para vencer os inimigos, tendo ainda que referir a ajuda crucial que são os itens como os martelos ou, até mesmo, a mecânica de dodges do jogo. Tanto a nossa dupla como o Bowser têm interações desse género, quer seja mo interior dele – quando falamos do Mario e do Luigi – quer seja no Mushroom Kingdom, quando nos referimos à aventura do Bowser. Para além disso, uma vez que o jogo acontece em diferentes cenários, os protagonistas irão, também, viver aventuras diferentes, influenciando-se, diretamente, nas escolhas que fazem, por exemplo, se o Bowser beber demasiada água, a dupla fica submersa.

Como disse, tanto o Bowser como a nossa dupla vivem aventuras diferentes. Por um lado, a dupla interage com o corpo do Monstro enquanto que este, por outro lado, vive a sua aventura no exterior. Mas, desta vez, em vez da dupla lutar contra o Bowser, ajuda-o nos sarilhos em que este se coloca, tornando o título um pouco irónico, mas hilariante. Desde castelos a cair em cima do Bowser a dores de estômago insuportáveis, a dupla fará o seu melhor para o ajudar e, consequentemente, ajudarem-se a eles mesmos.

25 horas depois desta aventura ortodoxa, temos ainda de dar cover à side story que a Nintendo nos preparou em Bowser Jr’s Journey.

Este é muito mais parado, digamos assim. Temos, basicamente, de escolher uma equipa para proteger o Bowser Jr, e ver em que é que o encontro resulta, podendo, de vez em quando, acionar um botão para disparar uma habilidade especial.

Não é um título tão envolvente quanto a main story, estando a maior parte do tempo parado a ver em que é que o jogo se tornava, em vez de estar, realmente, a jogar. Não é a melhor alternativa para conteúdo bónus mas, hey, está lá para experimentar e ao menos não é payed DLC.

Quero, por fim, mencionar os gráficos e as vozes apresentadas ao longo de todo o jogo. Quanto aos gráficos, claro que não nos é apresentada a qualidade que a Switch apresenta, no entanto, dá-nos a qualidade que apenas a 3ds é capaz de garantir. Gráficos cartoon like em Super Mario não são muito comuns hoje em dia, o que não impede que sejam bem recebidos, como acontece com este título.

É, sem dúvida, um jogo a relembrar, uma vez que é um port de um jogo lançado para a Nintendo Ds, mas não deixa de ser uma ótima aventura, cheia de magia e peripécias que apenas a Nintendo e o Mario, claro, sabem oferecer.

N.º de Porta:8.5\10 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This