Mario Tennis: Ultra Smash

Mario Tennis: Ultra Smash | Análise

Um jogo de ténis para a Wii U. Para alguns chega, já para outros...

Foi no dia 20 de Novembro que a Wii U irá receber Mario Tennis: Ultra Smash. Trata-se da mais recente entrada nesta série de desporto da Nintendo onde, na pele de algumas das personagens mais emblemáticas do universo de Super Mario, os jogadores vão poder fazer parte de épicas partidas de ténis, nos mais variados courts. Com quatro modos de jogo diferentes, sem contar com um modo online para os mais competitivos, a diversão parece estar mais do que assegurada. Será que assim é? Vamos então falar sobre Mario Tennis: Ultra Smash.

Como já mencionei em cima, neste título vamos levar para o campo de batalha… desculpem, para o court, algumas das personagens mais emblemáticas do universo de Super Mario. Inicialmente temos 12, havendo ainda mais quatro por desbloquear e não, não vos vou estragar a surpresa. Além do aspecto físico, há que saber quais as personagens que mais se irão adaptar ao nosso estilo de jogo.  Personagens como Mario e Peach por exemplo, oferecem um estilo mais completo, mostrando-se por isso ideais para os iniciantes. Mas há mais. Bowser e Donkey Kong trazem consigo um estilo que favorece a velocidade em detrimento de uma maior potência nos seus serviços e pancadas na bola, ao passo que Yoshi e Toad não concordam com as demais personagens mostrando-se mais ágeis na sua deslocação pelo campo. Se a tudo isto juntarmos, por exemplo, o carismático Boo com um estilo mais imprevisível (Truque) e Waluigi com outro mais defensivo (curiosamente deixando as manhas para personagens como Boo), não vai ser difícil para os jogadores encontrarem uma personagem que encaixe na sua forma de jogar. No que diz respeito à jogabilidade esta surge agora bem mais refinada permitindo-nos até, devolver bolas, aparentemente impossíveis de alcançar com poderosas pancadas no ar ou até com a execução de um poderosíssimo Ultra Smash. Preparem-se para entrar em campo, deslumbrar multidões e derrotar qualquer adversário que se cruze no vosso caminho!

Mario Tennis: Ultra Smash

Ao todo temos quatro modos de jogo (cinco se contarmos com o modo Online): Mega-Batalha, Mega Troca de Bola, Desafio K.O. E Ténis Clássico. Todos podem ser jogados a solo ou a pares e notem que apesar da excentricidade da série, este é um jogo de ténis e por isso recordo que as regras básicas deste desporto estão bem presentes, aliás, como sempre tem vindo a acontecer ao longo da série. O modo que mais se destaca é o Mega-Batalha. As partidas neste modo decorreriam como jogos de ténis perfeitamente normais, ou não fosse pelos megacogumelos que caem no court e que têm a capacidade de transformar tanto a nossa personagem como o nosso oponente num gigante (aumentando o alcance e as capacidades ofensivas e defensivas das personagens) e o regresso das pancadas fortuitas. Hão-de reparar que em certos locais do campo irão aparecer manchas coloridas. A cada cor corresponde uma pancada executada com um determinado  botão do comando, azul para o botão B, cor-de-rosa para o Y, vermelho para o A etc. Ao executarem o movimento certo, em cima de cada uma destas manchas, a potência das vossas pancadas aumenta.

De seguida temos o Mega Troca de Bola. Aqui vamos dar por nós num frente a frente onde a bola de ténis assume um formato gigantesco. O objectivo aqui é trocar a bola o maior número de vezes possível. Este modo é também ideal para treinarmos as pancadas fortuitas mas atenção que quanto mais luta formos dando, mais rápida vai ficando a acção. Será que conseguem alcançar ou até superar as 100 trocas de bola? No Desafio K.O. vamos provar que somos o maior tenista do reino cogumelo. Ao todo são 15 os adversários que teremos de derrotar mas, cuidado, porque a dificuldade aumenta a cada desafio. Em campo, o jogo assume que estamos num Tiebreaker (desempate), onde ganha quem alcançar primeiro os 7 pontos.

No Ténis clássico, aqui sim, Ultra Smash assume o formato de uma partida de ténis normal. Os megacogumelos não têm lugar neste modo e também as pancadas fortuitas podem ser desactivadas para que, sozinhos ou a pares, os jogadores possam desfrutar de uma boa partida à moda antiga.

Mario Tennis: Ultra Smash

Os mais competitivos não ficaram também esquecidos e é por isso que podem contar com um modo online, onde poderão jogar contra amigos e/ou desconhecidos em partidas a solo ou a pares. Á semelhança do que acontece com o Super Smash Bros. a jogabilidade online está dividida em duas categorias: Competitiva e Amigável. Na primeira podemos competir contra outros jogadores pelo primeiro lugar do pódio em partidas onde cada vitória ou derrota terá impacto na nossa classificação e na tua posição em relação aos restantes membros da comunidade. Já a segunda categoria é, como o próprio nome indica, mais amigável. A classificação não será afectada pelo nosso desempenho e por isso basta apenas que haja diversão e bom espírito desportivo.

Mario Tennis: Ultra Smash

Mais do que sozinho, com amigos a experiência ganha uma nova cor e será a pares que irão reparar no bom aproveitamento das capacidades do GamePad da consola da Nintendo. A capacidade de podermos jogar vários títulos remotamente através do comando da consola não é novidade mas o que dizer da capacidade de podermos dividir ecrãs com o nosso parceiro de equipa? Exacto, quando jogarmos a pares, um jogador fica com a câmara do GamePad, enquanto que o outro acompanha a acção da sua personagem na televisão de modo a que a experiência do jogador nunca seja comprometida.

Ou não fosse este um jogo da Nintendo, também os Amiibos têm lugar em Ultra Smash, podendo fazer parte da nossa equipa. Tal como em Super Smash, se tiverem algumas das figuras Amiibo compatíveis com este jogo, podem treiná-las e gerir as suas capacidades de jogo. Idealmente podem até jogar a pares em partidas online ou offline e mostrar do que a vossa equipa é capaz e de que vos valeram tantas e boas horas de treino.

Visualmente, Ultra Smash cumpre e muito bem. Todas as personagens estão incrivelmente detalhadas e animadas e o mesmo se pode dizer dos courts onde irão decorrer as nossas épicas partidas. Com quatro modos, temos quatro formas de jogar Mario Tennis: Ultra Smash que certamente fará as delícias dos mais ávidos fãs da série. No entanto, aqueles que estão à espera de uma história, ou algo que justifique ou contextualize melhor esta reunião de personagens, tão icónicas do universo Nintendo, talvez sintam que a experiência está algo incompleta. O facto é que Mario Tennis é, sem tirar nem pôr, um jogo de ténis e enquanto que para uns isso chega, para outros é inevitavelmente repetitivo.

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This