IMG_20200227_160743 1

Meet Vincent van Gogh | Exposição

A UAU oferece aos portugueses a oportunidade de experienciar o que terá sido viver na pele de Vincent van Gogh.

Através da experiência Meet Vincent van Gogh, que está patente no Terreiro das Missas em Belém todos os dias a partir das 10h, os visitantes para além de terem contacto com a sua obra, poderão também conhecer mais sobre a sua vida, isto com base no que foi possível conhecer através das cartas que este trocou com o seu irmão Theo ao longo de vários anos.
Esta experiência imersiva é uma produção do Vincent van Gogh Museum, em Amesterdão, que já passou por Pequim, Barcelona e Seul, tem como público-alvo toda a família e o grande mote é tocar e experimentar. O objetivo é interagir de forma a poder sentir-se em casa, podendo inclusivamente deitar-se na cama e experienciar o que é estar dentro de um dos quadros mais conhecidos da era moderna.

E porque Meet Vincent van Gogh se trata de uma experiência e não tanto de uma exposição? Exatamente porque na sua visita não terá contacto com nenhum dos seus quadros originais, mas encontrará réplicas por todo o lado, permitindo-lhe inspirar por completo os amarelos e restantes cores e texturas presentes na obra de van Gogh e usufruir de uma verdadeira experiência imersiva.

Nesta experiência o importante é sentir, e encontrará diversas réplicas dos quadros de van Gogh em 3D, presentes com o propósito de serem tocados, de forma a permitir uma completa noção das proporções e profundidades.

Para além das réplicas em 3D terá disponível diversos écrans interativos onde poderá focar e aumentar pormenores dos seus quadros e obter mais algumas informações pertinentes para uma mais completa análise da sua obra.

Reserve umas boas horas para usufruir da experiência (pelo menos 3 se a quiser aproveitar em pleno) e uma vez que ela é acompanhada por áudio guia (existem áudio guias com discursos adaptados para os mais novos), há que ter em conta a duração dos áudios, sobretudo se não quiser deixar de visualizar os 3 écrans de documentário que marcam o final da experiência. Os vídeos de documentário tornam-se longos, mas considero que valem a demora, uma vez que neles é abordada toda a vida de Vincent van Gogh, desde o seu nascimento à sua morte, e nesta fase tem a oportunidade de consolidar toda a experiência vivenciada até então.

Praticamente todos já ouvimos falar do episódio da orelha cortada e da sua loucura, mas com esta experiência sentir-se-á mais próximo do contexto em que viveu, permitindo-lhe compreender melhor a sua obra.
A estreia da experiência em Lisboa contou com a presença de um dos sobrinhos bisnetos de Vincent van Gogh, Willem van Gogh, cuja fisionomia nos lembra o mestre, um homem reservado, mas com um ar muito simpático.

Belém | Terreiro das Missas
2ª a 5ª e domingos das 10h às 19h
6ª e sábados das 10h às 20h



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This