motorsport-manager

Motorsport Manager | Análise

O mundo por detrás da pitstop

Por muito que a capacidade de conduzir influencie o resultado de uma corrida, é nas decisões da equipa por detrás da pitstop que está a chave para a vitória. Ou pelo menos é isso que nos faz crer Motorsport Manager, colocando nas nossas mãos decisões fulcrais que vão desde as estratégias de corrida, passando pelo desenvolvimento de nova tecnologia, e acabando na escolha do patrocínio para a nossa equipa. Este tipo de jogo tem sido habitual para os fanáticos do desporto-rei, o futebol, mas o mesmo não se pode dizer para os fãs do desporto motorizado. Motorsport Manager é um jogo bem mais interessante do que aquilo que, à primeira vista, pode parecer e com muita atenção aos detalhes que fazem a diferença neste género. Afinal de contas estamos a falar de um jogo produzido pela SEGA, a produtora que nos últimos anos tem feito chegar até nós o maior e mais bem sucedido jogo de management: o Football Manager.

O jogo tem um design extremamente apelativo em todos os seus aspectos e com gráficos que, para o standard do género dos jogos de gestão desportiva, são um verdadeiro regalo à vista, com uma excelente perspectiva isométrica (ou de topo) a acompanhar as corridas. Foge um pouco à visão a que estamos habituados nas transmissões televisivas, mas a verdade é que resulta de uma forma excelente. Também os menus são muito intuitivos e bem organizados, repletos de dados fulcrais para o nosso sucesso, como o estado mental dos condutores, a previsão do tempo e as condições dos motores e pneus. Apesar de tudo, o jogo corre de maneira perfeita, sem puxar muito pela nossa máquina. Contudo, Motorsport Manager sofre de uma falha que é problemática para os fãs mais perfeccionistas. Falo da falta de licenças oficiais que permitam ter os nomes de pilotos e equipas iguais aos reais. Não obstante, a Steam Workshop (que funciona perfeitamente com Motorsport Manager) é uma excelente solução para contornar ou até tornar completamente obsoleto este problema… mas eu não vos sugeri nada e se disserem que fui eu, vou desmentir prontamente.

20161208153515_1_1481564184

A gestão de uma equipa é aqui transposta de uma forma bastante realista, entregando o jogador literalmente às feras após a primeira pista. Aprender a jogar Motorsport Manager não é tarefa fácil a início, mas rapidamente o tempo investido começa a retribuir com bons resultados. Cabe-nos a nós gerir patrocínios, as condições dos nossos pilotos, melhorar as instalações da nossa equipa, a equipa de desenvolvimento, os orçamentos gerais e específicos… E como se não bastasse, ainda temos de definir as estratégias antes e durante as corridas do fim-de-semana. Mesmo que pareça uma tarefa hercúlea, Motorsport Manager torna tudo interessante e após algumas horas de jogo estamos prontos a dominar o mundo da F1.

Como é habitual, o fim-de-semana da corrida começa com uma sessão de treino para habituar os pilotos à pista e para nós testarmos a configuração ideal para a abordar. Depois, chega a fase de qualificação para a pole, onde tudo aquilo que fomos experimentando começa a ser colocado à prova. Aí, os nossos pilotos vão tentar alcançar o melhor tempo para arrancarem na melhor posição possível quando a corrida finalmente começar. A gestão dos pneus é uma das partes mais sensíveis e que mais trabalho dá a compreender, mas a gestão dos motores também não lhe fica atrás. Perceber como tudo funciona depende de alguma experimentação e ajuda a que a curva de aprendizagem seja um pouco íngreme. Aplicar uma estratégia mais arrojada ou jogar pelo seguro, tudo dependerá da vontade do jogador e o desempenho dos nossos pilotos estarão nas nossas mãos.

mm_announcement_screenshot_01_0

A complexidade de um simulador de gestão de uma equipa de pilotos pode afastar à primeira vista o jogador mais casual, mas a verdade é que quando investimos o nosso tempo em Motorsport Manager somos recompensados com uma jogabilidade bastante profunda. Nenhuma corrida será igual à anterior e isso garante que os jogadores não vão dar pelo tempo passar, como é habitual na outra série de gestão desportiva da SEGA: Football Manager. Motorsport Manager está muito bem conseguido, o acesso à Steam Workshop garante que teremos actualizações constantes para o nosso jogo por parte da comunidade e o realismo que transparece transforma-o numa das melhores experiências que tive oportunidade de testar dentro do género.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This