“Nascido e Criado na Margem Sul” | Rui Unas
Esse pedaço de terra que nasce junto ao rio Tejo e termina perto do "Casal do Sapo"
O que podemos dizer de “Nascido e Criado na Margem Sul” (Objectiva, 20149, livro escrito por Rui Unas? Uma obra prima? Um candidato natural a prémio Nobel da literatura? O digno sucessor de “os Lusíadas”? Tudo isto e provavelmente muito mais, que sirva para adjetivar este manuscrito sem par (e com ilustrações!).
Rui nasceu em Lisboa, terra próxima à Margem Sul mas sem grande expressão, pois tudo o que é importante e relevante nesta obra é essa zona geográfica, berço de artistas e demais personagens ímpares da cultura e vida portuguesas. Rui Unas é só mais um, mas é também um dos seus expoentes máximos.
Radialista, apresentador televisivo, actor (teatro, cinema e telenovela), cantor de hits certeiros ou simplesmente escritor, este homem multifacetado decidiu expor em definitivo ao mundo, num registo pessoal e transmissível, a sua génese enquanto pessoa, artista, pai de família ou professor de kizomba…
Muito aconteceu desde o saudoso “Alta voltagem”, toda uma epopeia em crescendo, um percurso que dará certamente origem a registo em película ou eventual foto-novela. Tivemos momentos notáveis como o “Cabaret da coxa”, “Floribela”, “Show do Unas”, mas nada é suficientemente relevante quando comparado com este monstro titulado “Nascido e Criado na Margem Sul”.
«Crescer na Margem Sul, no período que foi de meados dos anos 70 até meados dos 80 do século passado, foi uma aventura única e irrepetível. Na verdade, poucas coisas se mantêm inalteradas desde esse tempo, se excluirmos o penteado da Serenella Andrade».
É neste tom simples, humano e virtuoso, que Unas nos vai descrevendo esse pedaço de terra que nasce junto ao rio Tejo e que termina perto do “Casal do Sapo”(há quem diga que é aí!). Foi esta zona nobre o mote para que Rui Unas nos desse, a todos, possibilidade de algumas horas de puro prazer literário.
Os apontamentos ímpares e singular descrição de pessoas e sítios ajudam a compreender melhor o génio e a situar as qualidades que fazem, de Rui Unas, um provável sucessor do Prof. Cavaco Silva. Poderá existir algo mais elevado que isso?
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados