“Nascido e Criado na Margem Sul” | Rui Unas

“Nascido e Criado na Margem Sul” | Rui Unas

Esse pedaço de terra que nasce junto ao rio Tejo e termina perto do "Casal do Sapo"

O que podemos dizer de “Nascido e Criado na Margem Sul” (Objectiva, 20149, livro escrito por Rui Unas? Uma obra prima? Um candidato natural a prémio Nobel da literatura? O digno sucessor de “os Lusíadas”? Tudo isto e provavelmente muito mais, que sirva para adjetivar este manuscrito sem par (e com ilustrações!).

Rui nasceu em Lisboa, terra próxima à Margem Sul mas sem grande expressão, pois tudo o que é importante e relevante nesta obra é essa zona geográfica, berço de artistas e demais personagens ímpares da cultura e vida portuguesas. Rui Unas é só mais um, mas é também um dos seus expoentes máximos.

Radialista, apresentador televisivo, actor (teatro, cinema e telenovela), cantor de hits certeiros ou simplesmente escritor, este homem multifacetado decidiu expor em definitivo ao mundo, num registo pessoal e transmissível, a sua génese enquanto pessoa, artista, pai de família ou professor de kizomba…

Muito aconteceu desde o saudoso “Alta voltagem”, toda uma epopeia em crescendo, um percurso que dará certamente origem a registo em película ou eventual foto-novela. Tivemos momentos notáveis como o “Cabaret da coxa”, “Floribela”, “Show do Unas”, mas nada é suficientemente relevante quando comparado com este monstro titulado “Nascido e Criado na Margem Sul”.

«Crescer na Margem Sul, no período que foi de meados dos anos 70 até meados dos 80 do século passado, foi uma aventura única e irrepetível. Na verdade, poucas coisas se mantêm inalteradas desde esse tempo, se excluirmos o penteado da Serenella Andrade».

É neste tom simples, humano e virtuoso, que Unas nos vai descrevendo esse pedaço de terra que nasce junto ao rio Tejo e que termina perto do “Casal do Sapo”(há quem diga que é aí!). Foi esta zona nobre o mote para que Rui Unas nos desse, a todos, possibilidade de algumas horas de puro prazer literário.

Os apontamentos ímpares e singular descrição de pessoas e sítios ajudam a compreender melhor o génio e a situar as qualidades que fazem, de Rui Unas, um provável sucessor do Prof. Cavaco Silva. Poderá existir algo mais elevado que isso?



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This