Novo CD dos Bandarra – “BICHO DO DIABO” – sai à rua dia 23 de Abril’12

“Produzido e gravado no Capelo (encosta de um vulcão, ilha do Faial), e misturado em Lisboa no Pérola Estúdios, o 2º álbum de originais dos Bandarra apresenta 14 novos temas, solidamente fundeados no meio do Atlântico. Desta vez respiraram mais fundo, descobriram tempo, e procuraram outros deleites nas harmonias e melodias que enroscaram no ninho misturador de palavras. Pecaram, é certo… mas voltaram a trazer sorrisos e afectos para o bailho e convidaram amigos e família para se juntarem na casa nova.

A génese começou em 2011. Quiseram aproximar as sonoridades e transpirações das ilhas às do resto do universo das suas cabeças, transpondo para as canções uma mescla de vivência rural com memória urbana. Para chegarem a este porto, serviram-se das expressões próprias que vivem nas palavras dos ilhéus, deixaram-se alagar pelas referências que já os habitavam e descobriram outras na música tradicional/popular Açoriana e Portuguesa.

Mas fizeram mais – espelharam nas canções fragmentos do avesso e do reverso, próprios do indivíduo e do colectivo homem. Escolheram um alvo fácil e alicerçaram uma casa de histórias nessa caricatura mundana, figura transversal às geografias e vivências ocidentais do litoral e do interior, sinónimo popular de rebeldia, da diferença, do sarcasmo mas também do que mais ruim existe.

Para levantar as paredes, convidaram um companheiro de aventuras – António Bragança (A NAIFA, Radio Macau, Entre Aspas) – e mais tarde chamaram para jantar os amigos Zeca Medeiros (canta no “Bicho do Diabo”), Pedro Afonso (toca tracanholas na “Foliona” e canta no “Não és dos nossos”), Pedro Lucas (toca sintetizadores no “Mais ou menos minuto”) e Emmanuel Arand (toca banjo no “Zé”). Juntos criaram um “Bicho do Diabo” que, em 2012, vê a luz do sol.

A primeira partilha com o público será realizada no próximo dia 14 de Abril, às 22 horas, no Teatro Faialense. A chamada é geral para a navegação!”



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This