“O Carnaval dos Animais”

“O Carnaval dos Animais” | Camille Saint-Saens, Academy of London…

Música maestro!

A 9 de Março de 1886, Camille Saint-Saens compôs, por brincadeira, uma fantasia zoológica onde, tomando de empréstimo fragmentos musicais de outros compositores, os colocou num contexto ligeiramente diferente do habitual.

A composição musical, composta por catorze peças breves – treze das quais dedicadas a diversos animais – e um grande tom humorístico, era para ter ficado confinada à gaveta – e à fruição pessoal – mas, a partir do momento em que chegou aos ouvidos do público, tornou-se de longe na sua obra mais popular.

Numa missão de serviço público que cruza música com literatura – trata-se de um livro-cd, uma história com banda-sonora -, a Kalandraka editou recentemente “O Carnaval dos Animais”, que pretende aproximar os mais pequenos ao universo da música clássica.

Cada um dos pequenos andamentos  – interpretados pela Academy of London – tem direito a uma ilustração só para si (da autoria de João Vaz de Carvalho), que se lê como um quadro, numa história (texto de José Antonio Abad Varela) que mostra que, na selva, é mesmo o leão quem tem a última palavra sobre quando deve começar a festa. Afinal de contas, é o seu aniversário que estamos a celebrar, e para além dos animais há também ossos e esqueletos fluorescentes que não dizem que não a um pé de dança. Música maestro, que a arca de Noé está a viver uma festa de arromba!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This