“O Dragão do Inverno e Outras Histórias” | George R.R. Martin

“O Dragão de Inverno e Outras Histórias” | George R.R. Martin

O caminho para o sucesso

Para muito boa gente, sobretudo para aqueles que vêem – e lêem – o fantástico com bons olhos, George R.R. Martin é um digno sucessor de Tolkien, sobretudo se tivermos em conta essa assombrosa saga baptizada de “Guerra dos Tronos” – um triunfo da imaginação onde nem as personagens principais estão a salvo de um fim prematuro.

O Dragão de Inverno & Outras Histórias” é uma colecção de dez contos anteriores à “Guerra dos Tronos”, e apresenta uma grande diversidade temática e de géneros literários: fantasia, ficção científica e até horror.

Há um amor impossível de resgatar – “Esta torre de cinzas” -, uma aventura pelo fanatismo religioso – “E sete vezes nunca mateis um homem” -, o deixar para trás a irrecuperável idade da criancice – “Dragão do Inverno” -, cadáveres que voltam à vida pela mão de habilidosos condutores – “Os manipuladores de cadáveres” -, um pacto de amizade impossível de quebrar – “Recordando Melody” -, uma nave espacial assombrada – “Nightflyers” -, uma forma radical de perder peso – “O tratamento do macaco” -, uma partida de xadrez difícil de esquecer – “Variações falaciosas” -, o vestir de uma pele e sonhos alheios – “A flor de vidro” – e uma história que olha o escritor como um ladrão de almas – “Retratos dos seus filhos”.

Para aqueles que não estão familiarizados com a escrita de Martin – e também para os outros -, este livro mostra o percurso deste inventor de mundos e da sua variação, tanto em termos de género literário como de temas que alimentam a escrita; para os que já o conhecem da “Guerra dos Tronos” será interessante constatar várias das obsessões de Martin: vão encontrar montanhas de gelo, amores condenados à tragédia, descrições gastronómicas de fazer crescer água na boca e, claro, dragões. Uma boa leitura enquanto desesperamos por um novo capítulo do livro maior.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This