“O jardim de Babai” | Mandana Sadat

“O jardim de Babai” | Mandana Sadat

As Mil e Uma Noites também são para crianças

Há muito que a bruáa nos tem habituado a livros que se oferecem ao toque como peças de arte trabalhadas à mão. Desta vez, a proposta é a de um livro que permite a leitura em duas línguas tão diferentes quanto o sol e a lua: o Português e o Persa. Porém, aquilo que à partida é antevisto como uma história comum traduzida em duas línguas diferentes será, no final, muito mais do que isso.

O jardim de Babai”, escrito e ilustrado por Mandana Sadat, conta-nos a história de um cordeirinho – Babai – que se aborrecia grandemente com a vida que tinha nas montanhas desertas do Irão. Decidido a mudar o seu destino para melhor, Babai toma uma decisão que vai transformar por completo a sua vivência: construir um frondoso jardim.

No início somos apresentados a um mundo monocromático, onde apenas destoa a presença de Babai, um cordeirinho que tem as cores do sonho dentro dele. Depois, à medida que as páginas vão passando e o jardim vai respirando vida, as ilustrações vão ganhando textura, quase parecendo tratar-se de pedaços de tecido que foram sendo colados nas páginas com muita delicadeza.

No final, depois de uma travessia corajosa pelas montanhas, somos presenteados com uma surpresa de todo o tamanho, conhecendo um lado mágico que nos transporta para o universo das Mil e Uma Noites, agora em versão infantil. E, como se o feitiço não bastasse para nos deixar a saltitar num universo de sete cores, há toda uma nova história escondida debaixo pronta para ser contada. Simplesmente sublime.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This