“O jardim de Babai” | Mandana Sadat

“O jardim de Babai” | Mandana Sadat

As Mil e Uma Noites também são para crianças

Há muito que a bruáa nos tem habituado a livros que se oferecem ao toque como peças de arte trabalhadas à mão. Desta vez, a proposta é a de um livro que permite a leitura em duas línguas tão diferentes quanto o sol e a lua: o Português e o Persa. Porém, aquilo que à partida é antevisto como uma história comum traduzida em duas línguas diferentes será, no final, muito mais do que isso.

O jardim de Babai”, escrito e ilustrado por Mandana Sadat, conta-nos a história de um cordeirinho – Babai – que se aborrecia grandemente com a vida que tinha nas montanhas desertas do Irão. Decidido a mudar o seu destino para melhor, Babai toma uma decisão que vai transformar por completo a sua vivência: construir um frondoso jardim.

No início somos apresentados a um mundo monocromático, onde apenas destoa a presença de Babai, um cordeirinho que tem as cores do sonho dentro dele. Depois, à medida que as páginas vão passando e o jardim vai respirando vida, as ilustrações vão ganhando textura, quase parecendo tratar-se de pedaços de tecido que foram sendo colados nas páginas com muita delicadeza.

No final, depois de uma travessia corajosa pelas montanhas, somos presenteados com uma surpresa de todo o tamanho, conhecendo um lado mágico que nos transporta para o universo das Mil e Uma Noites, agora em versão infantil. E, como se o feitiço não bastasse para nos deixar a saltitar num universo de sete cores, há toda uma nova história escondida debaixo pronta para ser contada. Simplesmente sublime.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This