“O Mundo Num Segundo” | Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho
Cada segundo conta
Em 2006, Alejandro González Iñárritu – a partir de uma ideia de Guillermo Arriaga – realizou “Babel”, um daqueles filmes a que ninguém fica indiferente e que, na altura de classificação, se hesita entre a estrela única e um universo de estrelas, já que mexe bastante com as noções de amor e ódio. Seja como for, o filme acompanha as férias de um casal no deserto marroquino, e a forma como um único acontecimento, que partilha entre si o memso instante temporal, vai transformar de forma diferente a vida de quatro famílias.
“O Mundo Num Segundo”, da autoria de Isabel Minhós Martins (texto) e Bernardo Carvalho (ilustrações), fala aos mais pequenos da complexidade do tempo e do muito que acontece no mundo inteiro durante um único segundo, apresentando qualquer coisa como polaroids sentimentais onde há espaço para a alegria, a tristeza, a incerteza e, sobretudo, a diversidade, seja ela geográfica, etnográfica ou cultural.
Com ilustrações a duas páginas carregadas de cor e dadas ao detalhe, vemos um barco ser apanhado por uma tempestade no Mar Báltico, um elevador parar entre dois andares em Nova Iorque, um engarrafamento numa cidade mexicana, um vulcão entrar em erupção ou um homem despedir-se do seu bigode numa barbearia de esquina.
No final, depois da última e surpreendente página-espelho, é mostrado um mapa-mundo com os 23 lugares que cabem nesta história, convidando a uma nova leitura, agora na companhia de um globo terrestre, para rodar e ir descobrindo cada um dos países e cidades que cabem nesta história. E, porque não, o mundo inteiro.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados