OBSIDIAN_FW22-004

OBSIDIAN

Projeto 100% português de Claudia Vieira e Gabriela Pinheiro.

Fascinadas pela atitude, menos é mais do que suficiente, inspiradas por cores e detalhes, motivadas por mudanças positivas e naturais as coleções cápsula OBSIDIAN incorporam peças intemporais, de qualidade e com vontade própria. Num mundo em que 70% das emissões de gases de efeito de estufa são atribuídos à produção de novas roupas, Cláudia Vieira e Gabriela Pinheiro, tiveram a preocupação de criar uma coleção cápsula: poucas peças, versáteis, intemporais, com materiais nobres que durem e que ajudem o planeta. Uma marca 100% portuguesa e de autor, a OBSIDIAN foi pensada, desenhada e criada por fabricantes em Portugal.


Para conhecermos um pouco melhor este novo projeto na moda nacional, trocámos algumas ideias com as duas amigas e fundadoras da OBSIDIAN.

Como surgiu a ideia de criar este novo projeto e qual o processo criativo (da idealização à produção)? Têm papéis diferentes no decorrer desse processo?

Eu a Gabriela passamos os dias às voltas das roupas! A Gabriela ainda mais do que eu…este era um sonho da Gabi, falamos diversas vezes sobre lançar uma marca, até que chegou o dia em que nos decidimos por mãos à obra. Trouxemos mais uma pessoa para a equipa, a Raquel Vasconcelos, com experiência de Marketing e Vendas e criamos a OBSIDIAN.

Quanto ao processo criativo, começamos por ver as tendências e depois adaptamos aos nossos gostos, por forma a que a coleção seja constituída por peças que utilizaremos por muito tempo. Por exemplo, o Xadrez é uma tendência com a qual nos identificamos e da qual gostamos muito, pelo que a nossa primeira coleção decidimos apostar em modelos intemporais com um Xadrez que foi desenvolvido de raiz para a OBSIDIAN.

Neste lançamento foi tudo acompanhado a três, é natural que com o tempo vamos dividindo mais as tarefas, mas todas temos muito a aprender e por isso queremos estar a par de todo o processo.

Fazer mais e melhor com menos. Esta é uma das frases que pode ser encontrada no DNA da marca. Consideram-se pertencer a essa corrente minimalista quando ao mesmo tempo na vossa vida profissional fazem parte de uma sociedade claramente consumista e maximalista?

É verdade que vivemos numa sociedade consumista, mas também é verdade que a consciência dos consumidores sobre a “fast fashion” tem contribuído para o aparecimento de marcas como a nossa, com propostas mais intemporais, com matérias-primas mais sustentáveis, que produzem peças que ficarão no armário por muito tempo.

A percentagem de emissões de gases poluentes associados ao fabrico de peças de roupa é realmente inacreditável, para não falar do trabalho precário, infantil e exploratório da dignidade humana. Que conselhos podem dar para que possamos alterar comportamentos?

 

No caso da OBSIDIAN, toda a coleção foi desenhada e produzida em Portugal, ao produzirmos localmente conseguimos conhecer pessoalmente os fornecedores e garantir que não estamos a trabalhar com fornecedores pouco éticos. Não temos muita experiência ainda, mas acreditamos que tem de haver um grande envolvimento e proximidade com todos os intervenientes nos processos ajudará a evitar situações de injustiça social.

 

As peças são fabricadas a partir de que materiais?

Nesta nossa primeira coleção, utilizamos, por exemplo:

  • O Xadrez foi trabalhado em Polyester Reciclado obtido a partir de garrafas e de resíduos industriais de poliéster ou vestuário. Com a escolha deste material estamos a contribuir para a redução de emissões de CO2 e evita que os plásticos acabem em aterros, ajudando assim a reduzir as emissões tóxicas.
  • Nas T-shirts ALGODÃO SUPIMA que é uma planta muito especial, plantada na América há muitas gerações. Representa menos de 1% de todo algodão cultivado no mundo. O facto de o algodão SUPIMA® ter mais 35% de comprimento do que o algodão normal significa que produz uma fibra mais suave e lustrosa, tornando-o um tecido naturalmente mais forte e mais macio que retém a cor com mais qualidade.
  • Na camisa optámos por POPELINA BCI. A Better Cotton Initiative é um grupo multissetorial sem fins lucrativos que promove melhores práticas na produção de algodão em vários países. Os agricultores da BCI recebem formação sobre como usar a água de forma eficiente, cuidar da saúde dos solos e dos habitats naturais, minimizar o impacto de práticas prejudiciais, preservar a qualidade da fibra e aplicar princípios de trabalho justos.

Qual o perfil da consumidora da marca?

Esta marca é para todas as mulheres em geral, na realidade não definimos um público-alvo porque acreditamos na diversidade e que, as nossas peças vão ficar bem em variados tipos de corpos e vão agradar a variadas personalidades, de diferentes idades. A prova disso foi percebermos que tanto as nossas mães como as nossas filhas ficaram com muita vontade de ter algumas das peças da coleção. Por isso, no fundo o que queremos é desafiar as mulheres a serem vaidosas e autênticas sem medo de arriscar, mesmo quando não estão na sua zona de conforto.

Onde vai estar disponível para compra?

A OBSIDIAN vai estar disponível online e em Lisboa na Loja das Meias (Amoreiras Shopping Center) e no Porto na Just Fashion (Rua de Ceuta 38, na Baixa) e também na Loja das Meias (Norte Shopping).



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This